Nesta sábado (7) a Lei Maria da Penha completa 15 anos de sua criação, entendendo a importância e de estarmos no Agosto Lilás, mês alusivo ao enfrentamento à violência contra mulher, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, fará a Campanha “Ela não se calou, nós não nos calaremos!”
“O objetivo é alertar e chamar a atenção para esta data tão importante e significativa para nós mulheres, além de homenagear essa mulher corajosa chamada Maria da Penha”, disse a secretária da Mulher de Teresina, Karla Berger.
As violências de gênero contra as mulheres são históricas e se fundamentam em aspectos culturais de desigualdades postos e reproduzidos por meio de normas sociais que diferenciam binariamente, de forma hierarquizada, homens e mulheres.
“A violência está muitas vezes associada à não correspondência das mulheres ao comportamento/conduta esperado pelo outro, seja enquanto mulher, esposa, dona de casa, mãe, etc, sendo uma forma de fortalecer a ordem patriarcal”, destacou a técnica do Núcleo de Articulação da SMPM, Jahyra Sousa.
A campanha tem o objetivo de informar e da visibilidade a esta data significaria é que modifica a toda sociedade, segunda a secretária da mulher, a Lei é uma das grandes vitórias femininas.
A atividade da Campanha “Ela não se calou, nós não nos calaremos!” será a partir das 17h30, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, que estará na cor lilás em homenagem a data. Durante o evento, as mulheres da Rede Enfrentamento soltaram balões lilás em homenagem às vítimas de feminicídio em Teresina.
Da Redação