04 de agosto de 2022 (Bibliomed). Até onde se sabe, o papel da qualidade geral da dieta no envelhecimento “bem-sucedido” não foi ainda demonstrado de forma conclusiva. Uma nova pesquisa buscou responder à pergunta: qual seria a associação entre qualidade da dieta e longevidade e envelhecimento bem-sucedido entre adultos com 80 anos ou mais? Pode-se definir envelhecimento “bem-sucedido” pessoas que mantem uma função física e cognitiva preservada, além de uma saúde mental robusta.
Este novo estudo, publicado no JAMA Network Open, teve como objetivo examinar prospectivamente a associação entre qualidade da dieta e longevidade e envelhecimento bem-sucedido em uma coorte populacional de idosos.
Neste estudo de coorte de 1.770 participantes israelenses acompanhados desde a idade adulta, um escore de qualidade da dieta mais alto foi inversamente associado à mortalidade e positivamente associado ao envelhecimento bem-sucedido, de maneira dose-dependente.
Os resultados da pesquisa sugerem uma associação entre a qualidade da dieta e longevidade e envelhecimento bem sucedido e também sugerem uma associação dose-dependente entre a qualidade da dieta e todos os resultados.
Fonte: terra.com.br