A apresentação da proposta de criação do passaporte do turista foi na sessão plenária da Assembleia Legislativa do dia 8 de maio. Segundo o autor do projeto de lei, deputado do PT Francisco Limma, a ideia ajudará o estado cuidar melhor de quem chega ao Piauí para fazer turismo.
Na mesma sessão, o deputado Francisco Limma se pronunciou sobre o desaparecimento do jornalista inglês Dom Philips e do indigenista da FUNAI Bruno Araújo Pereira. O petista lembra que os dois desapareceram na semana em que o mundo inteiro comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. A data foi criada pela ONU – Organização das Nações Unidas – que reforçou a celebração com a comemoração também da Semana do Meio Ambiente, de 1 a 5 de junho. O jornalista Dom Philips e o indigenista Bruno Araújo Pereira desapareceram na Amazônia, exatamente, no domingo, 05 de junho. Eles estavam num barco no rio Itaquaí voltando para casa após visita a Terra Indígena do Vale do Javari, no estado do Amazonas, território invadido por caçadores, pescadores e madeireiros.