Um projeto voltado para preparação de concursos públicos está ajudando jovens de Teresina conseguir a tão sonhada vaga no serviço público, trata – se do Projeto Aulões Solidários para Concursos, que iniciou no ano de 2017 como preparatório para o concurso da Polícia Militar do Piauí. Na primeira edição, 120 jovens da região da Grande Santa Maria da Codipi se matricularam, as aulas aconteciam aos sábados, no espaço cultura Centros de Artes e Esportes Unificado – CEU Norte. O resultado da primeira experiência são nove aprovações nos concursos das Polícias Militares do Piauí, Maranhão e Pará.
A segunda edição do Projeto Aulões Solidários foi em 2019, com aulas voltadas para o concurso das guardas municipais de Teresina e de Timon, no Maranhão, que somaram 17 aprovações, 11 em Teresina e 06 em Timon. A ideia agora é que os Aulões Solidários sejam descentralizadas para chegar a mais pessoas que desejam aprovação em concurso público, destaca o idealizador do projeto vereador Ismael Silva.
“Este ano, mais uma vez, lançado o concurso da Polícia Militar, nós vamos realizar algumas revisões que são aulões solidários também, só que nós queremos descentralizar. Dessa vez, nós queremos fazer nas demais regiões de Teresina, já estamos certos que iremos fazer no CEU Norte, no cine teatro do CEU Sul, na região do Porto alegre e da Vila Irmão Dulce, já estamos bem encaminhados para realizarmos no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu Arcoverde, no Teatro do Boi, no bairro Matadouro, e também estamos estudando a possibilidade de realizarmos também no ginásio Sarah Menezes, no bairro Morada do Sol, e encerrar com uma mega revisão no Parque da Cidadania. Estamos planejando para que até a data da prova, dia 29 de agosto, a gente consegue realizar essas cinco revisões com os melhores professores de preparatórios para concurso aqui do estado do Piauí”, concluiu o vereador do PSD.
As aulas do Projeto Aulões Solidários são gratuitas, para participar basta levar um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração animal.
Eleito vereador de Teresina pela primeira vez em 2020, Ismael Silva ficou conhecido nacionalmente por ter exibido uma faixa com os dizeres: “o filho do pedreiro com a catadora de castanhas também venceu”, na solenidade de formatura dele no curso de Direito, no ano de 2015. A foto desse momento viralizou nas redes sociais e a história de Ismael Silva ganhou repercussão em programas de rádio e de televisão de todo Brasil.