O estado do Piauí recebe, nesta quinta-feira (24), o primeiro lote da vacina Janssen, totalizando 21.250 doses do imunizante. Na mesma remessa, chegarão também 44.800 doses da vacina CoronaVac.
Todos os municípios do Piauí receberão a vacina da Janssen.” Mais uma vacina para ajudar na aceleração da vacinação dos piauienses. Pedimos aos municípios que assim que receberem, estas doses, apliquem o mais rápido possível na população e façam o registro nos sistemas” ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Além de segura, eficaz e ter a aprovação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o final de março, a vacina da farmacêutica Jhonson & Jhonson, ao contrário dos outros imunizantes já em uso, precisa de apenas uma dose para a imunização completa.
“Isso amplia o número de pessoas que pode ser protegida e facilita todo o processo, uma vez que não há necessidade de voltar ao posto de saúde após algumas semanas para completar o esquema vacinal. Porém, aqueles que já tomaram as doses das outra vacinas que precisam de duas necessitam voltar aos postos de saúde nas datas estabelecidos pelos municípios e completar seu esquema” lembrou o secretário.
As vacinas da Janssen e da CoronaVac serão distribuídas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite. Sendo 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.
O Piauí também vai receber, na sexta-feira (25), doses da Pfizer, serão 31.590. A previsão é que o avião com as doses aterrisse no aeroporto Petrônio Portela às 15h30, mesmo horário previsto para as vacinas que chegarão nesta quinta-feira.
Por conta das vacinas chegarem em dias diferentes, a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar a entrega dos imunizantes nas regionais de saúde no sábado (26), para que os municípios possam fazer a retirada. “Nossas equipes estarão de plantão, no sábado, para distribuírem aos municípios assim que elas estiverem com as regionais. Pedimos às secretarias municipais de Saúde, que possam retirar essas vacinas o mais rápido possível e realizem a vacinação”, disse Florentino Neto.
Da Redação