O Tribunal Regional Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, na segunda-feira (26), reuniões técnicas de trabalho com representantes das Forças Públicas de Segurança e da Equatorial Energia.
O primeiro encontro foi no Gabinete da Presidência com integrantes do Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Militar do Piauí (PMPI), Polícia Civil do Piauí, Polícia Rodoviária Federal (PFR), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Teresina, para afirmar o planejamento da segurança durante o Pleito Eleitoral.
Pelo TRE-PI, esteve presente o Presidente do Comitê de Segurança das Eleições Gerais de 2022, Juiz Sebastião Firmino Lima Filho. O magistrado informou que o TRE-PI vai disponibilizar toda a estrutura necessária para a garantir a segurança do pleito.
O Diretor Geral, Danilo Carvalho Franco Pereira; a Assessora Jurídica da Presidência, Denise Vieira Berger Miranda; e os representantes da Segurança Institucional do TRE-PI, Mauro Alves dos Santos e Zoel de Castro Rosa também participaram do encontro.
Durante o evento, os participantes conheceram o Comitê de Segurança das Eleições Gerais de 2022, que fica na sala do Gabinete da Polícia Judicial e Inteligência – GPJI do TRE-PI.
Fornecimento de energia durante as Eleições 2022
O segundo momento foi sobre a garantia do fornecimento de energia elétrica nos locais de votação e aconteceu no Gabinete da Diretoria Geral com representantes da Equatorial Energia.
A empresa responsável pelo fornecimento de energia no Piauí apresentou ao TRE-PI o plano “Operações Eleições 2022”, que detalha a estrutura para atendimento em caso de falta de energia em pontos mapeados, ações de prevenção para 1° e 2° turno e dias que antecedem, com dicas de segurança e outra situações.
Pelo Tribunal Regional Eleitoral, participaram o Diretor Geral, Danilo Carvalho Franco Pereira; a Secretária de Administração, Orçamento e Finanças – SAOF, Silvani Maia Resende Santana; o Secretário de Tecnologia da Informação – STI, Anderson Cavalcanti de Lima; o Coordenador de Apoio Administrativo, Marconio Galvão Lopes; o Chefe da Seção de Logística e Informações, Jairo Martins; e o Chefe do Serviço de Administração Predial e Transportes – SEAPT, Sidnei Antunes Nunes.
Pela Equatorial Energia, participaram o Superintendente de Operação Regional Norte Piauí, Cosme Cezário; o representante da Gerência do Centro de Operações, Matheus de Souza Ribeiro; e a Consultora Poder Público Estadual e Federal, Patrícia Araújo.
A partir desta terça – feira (27), nenhuma eleitora ou eleitor pode ser preso(a) ou detido(a), salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.
27 de setembro também é o último dia para que as entidades fiscalizadoras formalizem pedido ao juízo eleitoral para a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas Transportador e JE-Connect instalados nos microcomputadores; e o último dia para o(a) presidente do partido político, o(a) representante da federação de partidos ou outra pessoa por eles indicada informar os juízes eleitorais da zona responsável pelo exterior, os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos(as) fiscais, das delegadas e dos delegados.
Com informações da ASCOM/ TRE-PI