O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, esteve reunido com os diretores da Fundação Dom Quixote, professores Kássio Gomes e Luiz Romero, para alinharem como será a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semec) na edição 2022 do Salão do Livro do Piauí (Salipi), no próximo mês de junho.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria após uma primeira reunião com o Prefeito Dr. Pessoa, no Palácio da Cidade. Em cada edição do salipi, o município de Teresina prestigia o evento através da participação de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino em atividades como contação de histórias, oficinas, teatro de bonecos, entre outras ações.
Os professores podem participar das palestras com grandes escritores locais, nacionais e até internacionais, já que nesta edição o Salipi traz o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa. Além disso o município garante a distribuição de 5.000 (cinco mil) cheques-livros para que os alunos possam adquirir livros no evento, que conta com uma feira com quase 100 mil títulos.
“Um evento na envergadura do Salipi nos obriga a fazermos todos os esforços para que a Semec participe de forma marcante, proporcionando a todos que fazem a nossa Rede Municipal de Ensino um contato com essa fonte de informação e cultura. Orientados pelo prefeito Dr. Pessoa iremos ter uma participação bastante significativa e marcante”, afirmou Nouga Cardoso.
“Esse ano em que retomamos o Salipi de forma presencial e com toda a sua estrutura, temos a felicidade de contar com a participação do município de Teresina, através da Semec e de uma forma ainda mais consistente, pois há uma ampliação no número de crianças beneficiadas com o cheque-livro, que permite o acesso democráticos à leitura. Agradecemos a sensibilidade do secretário Nouga Cardoso e do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que de pronto reafirmou o compromisso do município com o evento”, pontuou Kássio Gomes.
A 20ª edição do Salipi acontece no período de 3 a 12 de junho de 2022 no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). O evento homenageia o professor Cineas Santos e lembra o centenário da Semana de Arte Moderna, maior acontecimento cultural do país, o centenário de nascimento de José Saramago e o centenário da saudade de Lima Barreto.
Fonte: semec.pmt.pi.gov.br