SEMEC destaca esporte e olimpíadas no desfile cívico

O esporte brilhou no Desfile de 7 de Setembro com os alunos das escolas da Rede Municipal de Teresina que participaram do momento cívico na Avenida Marechal Castelo Branco. Cerca de 300 alunos destacaram as modalidades e as conquistas no Bandminton, Judô, Atletismo, Handebol masculino e feminino e infantil. Além disso, foram destacadas as inúmeras conquistas em olimpíadas do conhecimento.

“As escolas que participaram deram destaque às nossas conquistas nas modalidades de esportivas que desenvolvemos, nas escolas e através de programas parceiros, dentre eles o Programa AABB Comunidade. São atendidas 100 crianças atualmente, sendo 50 da Escola Municipal João Porfírio de Lima Cordão e 50 da Escola Municipal Machado de Assis, ambas na zona Sudeste de Teresina”, enfatiza a técnica da Divisão de Esportes da Gerência de Assistência ao Educando (GAE) da Semec, Rosana Leal.

O Programa Cidade Olímpica Educacional que atende alunos para participar de olimpíadas do conhecimento em nível nacional, desfilou na avenida expondo suas conquistas, dentre elas o primeiro lugar na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. O programa atende cerca de 220 alunos beneficiados com transporte, alimentação e material didático.

Na OBSAT, lançaram um satélite na estratosfera, com o objetivo de estudar a radiação ultravioleta e o gás ozônio. O projétil alçou voo por mais de 30 mil metros no céu e retornou com dados importantes para a próxima etapa da pesquisa.

O Programa Soldadinho Mirim Civil chamou atenção de quem acompanhou o desfile. O programa é da iniciativa privada e atende crianças de 6 a 12 anos de idade na formação de cidadãos com foco na disciplina, educação, meio ambiente. “Nosso objetivo é transformar alunos em heróis mirins, através da formação de cidadãos honestos e disciplinados. Estamos atuando em escolas públicas municipal e estadual. Atualmente, atendemos alunos das escolas municipais Torquato Neto, Nova Brasília, Alcides Lebre e CMEI Ariano Suassuna”, ressalta o coordenador do projeto no Piauí, James Oliveira.

Participaram do desfile a Escola João Porfírio de Lima Cordão, fundada em 2003, que atende 955 crianças e jovens do 6º ao 9º ano e tem destaque no IDEB; a Escola Machado de Assis, fundada em 2008, atende 598 alunos do 1º ao 9º ano e tem destaque no IDEB de 8.2 de 2019; Escola Municipal Parque Itararé, fundada em 1998, atende 1.400 alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos – EJA, localizada na zona Sudeste da cidade. A escola desenvolve vários projetos para desenvolvimento do cidadão, tais como: Minha Escola tem História, Desperdício Zero, Banda da Escola Maestro Duda, Superação – Judô, Badminton na Escola.

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário