Semana da Pátria começa com “Exposição Pioneiras” e lançamento de livros com a história do Piauí

A semana do 7 de Setembro começou com réplicas de monumentos que ajudam contar a história do Piauí no jardim do Palácio de Karnak, sede do governo do estado. Além da colocação das réplicas, houve também a abertura da Exposição Pioneiras, que mostra fotos de mulheres que fizeram histórias por serem as primeiras nas suas áreas atuação. Como, por exemplo, a judoca campeão olímpica Sarah Menezes, a deputada federal falecida no exercício do mandato Francisca Trindade, que militou nos movimentos sociais com destaque para chegar à Câmara dos Deputados, a líder do grupo Matizes Marinalva Santana, a cantora popular Maria da Inglaterra e a desembargadora e única a mulher a presidir o TRE Piauí e o TJ Piauí, Eulália Pinheiro.

Claro que a governadora Regina Sousa também foi homenageada na exposição por ter entrado para a história como a primeira governadora do Piauí. Regina Sousa  reconhece que, em relação aos espaços públicos, as mulheres ainda não estão onde deveriam estar.
Além da Exposição “Pioneiras”, houve o lançamento da Coleção Bicentenária da Independência, composta por 08 grandes obras que contam a história do Piauí do século XVII ao começo do século XXI. Tanto a Exposição Pioneiras quanto o lançamento da coleção de livros são realizações do Conselho Estadual de Cultura, com o apoio do governo do Piauí.

 

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário