O Prêmio Prefeito Empreendedor é realizado pelo SEBRAE Nacional para valorizar os gestores públicos municipais que desenvolvem projetos e ações que estimulam os pequenos negócios nos municípios brasileiros.
Na décima edição da premiação no Piauí, 51 prefeitos e prefeitas concorreram ao prêmio dividido nas categorias: desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola; marketing territorial e setores econômicos; inovação e sustentabilidade; governança regional e cooperação intermunicipal; e cidade empreendedora.
Dos 51 concorrentes, foram premiados oito, um por categoria. A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, foi vencedora na categoria empreendedorismo na escola, por meio de projeto de replantio de árvores numa comunidade atingida por incêndio.
No evento de premiação, houve a palestra do consultor do SEBRAE e ex-prefeito do município de Cabaceiras (PB), Arnaldo Júnior Farias Doso. O município dele é considerado a Roliúde Nordestina por servir de cenário de filmes, como o Alto da Compadecida, baseado na peça teatral Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. A palestra de Arnaldo Júnior foi sobre desenvolvimento territorial.
Além da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, venceram também o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor 2022: o prefeito de São Francisco de Assis do Piauí, Josimar João de Oliveira – na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; o prefeito de Água Branca, José Ribeiro da Cruz Junior – na categoria Desburocratização; o prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro – na categoria Cidade Empreendedora; o prefeito de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho – na categoria Compras Governamentais; o prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes – na categoria Sala do Empreendedor; o prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim – na categoria Inovação e Sustentabilidade; e o prefeito de Amarante, Diego Lamartine Soares Teixeira, foi o vencedor da categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos.