O pré-candidato a governador pelo PT, Rafael Fonteles, visitou nesta quarta-feira (20) a Nova Ceasa, acompanhado da ex-superintendente de Parcerias Público-Privadas do Piauí, Viviane Moura, e do diretor-presidente da empresa, James Andrade. Além de conversar com feirantes e clientes, a visita teve como objetivo conferir in loco como funciona um dos casos de maior sucesso de PPP do Piauí, que foi escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a melhor do mundo.
Rafael defende as Parcerias Público-Privadas como estratégias eficazes e resolutivas de gestão. “Com a PPP, o patrimônio continua público, mas recebe investimentos privados e avança bastante na prestação dos serviços. Realmente vemos uma melhora substancial no atendimento da Ceasa. Prova disso é que a grande maioria dos feirantes e clientes testemunham essa melhoria na limpeza, organização, segurança e ampliação. O povo de Teresina ganhou muito com essa estratégia de PPP, não à toa ela foi premiada e considerada a melhor do mundo”, disse.
O pré-candidato ainda pontuou um desafio incluído no seu plano de governo para a Nova Ceasa: o aumento da comercialização de itens da produção local. “Precisamos ampliar a produção local, para que os produtos vendidos aqui sejam produzidos no Piauí. Um dos feirantes relatou que o tomate ainda é trazido do Ceará ou da Bahia, mas disse que já começa a chegar tomates de Conceição do Canindé, interior do Piauí. O que queremos é expandir para que mais da metade da produção comercializada aqui seja local, gerando ainda mais emprego e renda para o homem e a mulher do campo”, acrescentou Rafael.
Feirante da Ceasa há mais de 30 anos, Valdirene Viana, destaca que a PPP chegou para beneficiar os feirantes e clientes. “Apesar do aumento das taxas, o ganho que tivemos com essa PPP não se compara. Tinha muito roubo de mercadoria, desperdício de comida, sujeira, e após a parceria, houve melhorias na segurança, estacionamento, limpeza e banheiros, além de ter gerado empregos para muita gente. O local continua sendo ampliado e acredito que vai beneficiar mais pessoas. A maioria dos clientes e feirantes elogia, realmente é uma iniciativa de sucesso”, relatou.
MAIS EMPREGOS – Com a PPP, mais de 5 mil empregos diretos e indiretos foram gerados na Nova Ceasa. Atualmente, o local recebe cerca de 10 mil pessoas por dia. “É muito gratificante ver que a estratégia dá resultados e beneficia o povo, que as pessoas estão satisfeitas e que têm orgulho do local em que trabalham. Aqui temos pequenos e grandes produtores, consumidores, atacadistas, varejistas, ou seja, um mar de pessoas que agora trabalham com boas condições e dignidade”, pontuou Viviane Moura.
A Nova Ceasa também é responsável pela alimentação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. O Banco de Alimentos foi criado em 2018 com o objetivo de captar, triar e distribuir gêneros alimentícios para entidades que atendem comunidades carentes. Desde a implantação do banco, toneladas de alimentos, dentre frutas, verduras, legumes e cereais são arrecadados para as entidades cadastradas, entre creches, abrigos, comunidades terapêuticas e programas educacionais.
Da redação