Protagonismo Estudantil é foco do Circuito de Ciências 2022 da rede estadual de Educação

A fim de popularizar a ciência com atividades que fortaleçam o letramento científico e a capacidade investigativa entre alunos para solução de problemas, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) está realizando o V Circuito de Ciências das Escolas Públicas Estaduais, edição 2022. A abertura do evento foi realizada, na manhã desta quarta-feira (17), e nesta edição, o circuito traz como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

A governadora Regina Sousa esteve presente no evento e destacou a importância do circuito. “É um espaço para despertar a criatividade dos alunos e alunas e para que eles mostrem o que sabem fazer. E é daí que nasce a Ciência e, com certeza, temos jovens piauienses com essa capacidade”, afirmou Regina Sousa.

O secretário da Educação, Ellen Gera, disse que o Circuito é um momento para o estudante ser protagonista e mostrar aquilo que aprendeu e sabe fazer. “Temos pautado muito isso no nosso novo currículo, o protagonismo estudantil, que faz ele sentir um pertencimento em relação à escola”, garantiu.

A importância do protagonismo estudantil também foi destacado pela diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neto. “Por meio do letramento e investigação científica, o estudante participa de diferentes etapas apresentando seus projetos em cinco polos. Criamos um movimento de mobilização importante para os profissionais e estudantes estimularem sua prática de aprendizagem e assumirem o protagonismo no decorrer dessas ações. Temos 347 escolas inscritas, o que demonstra o engajamento desde a pré-inscrição e agora iremos acompanhar as vivências interdisciplinares e práticas inovadoras até o fim de setembro”, explicou a diretora.

Participam do Circuito estudantes matriculados na rede estadual no ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Ensino Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA), a nível Fundamental e nível Médio.

Os estudantes participam em equipes  equipes supervisionadas por dois professores. O trabalho é produzido em banners e as equipes apresentarão os projetos demonstrando o conhecimento pleno sobre o tema escolhido.

Todos os estudantes e professores participantes do projeto receberão certificados e medalhas emitidos pela Seduc. As escolas selecionadas em 1º lugar de cada modalidade serão premiadas com um troféu e uma TV 55 polegadas.

Da redação

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário