Os professores da Rede Municipal de Ensino que se dedicam ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão participando de encontros formativos para qualificação do atendimento ofertado aos alunos com deficiência nas unidades de ensino. Nesta segunda-feira (08), o grupo esteve com a psicóloga Nara Gisele, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), para conversar sobre transtorno do espectro autista.
A atividade é parte do novo modelo de formação inclusiva, que amplia os conhecimentos de toda a equipe escolar sobre as diferentes características das crianças com deficiência. No primeiro semestre, os professores aprenderam mais sobre a estruturação do AEE, instrumentais e políticas públicas da área. Agora, começam a se aprofundar nos estudos sobre cada deficiência ou transtorno.
A psicóloga Nara Gisele contribuiu com seus conhecimentos de mais de 10 anos de experiência em intervenção no autismo e inclusão escolar. Em sua fala, fez uma contextualização, avaliação e apontou estratégias que podem ser utilizadas na escola. “É necessário conhecer, saber o que fazer e ter esse olhar sensível para os aspectos individuais dos alunos”, explica a profissional.
Segundo a coordenadora de Formação Inclusiva da Semec, Cássia Dias, serão dois encontros específicos para conhecer melhor cada deficiência. “Além de aprender sobre o transtorno do espectro autista, teremos momentos para conversar sobre surdez, cegueira, deficiência intelectual, entre outros. A capacitação dos professores de AEE é importante para identificação e intervenção, garantindo um processo de inclusão real nas escolas”, afirma Cássia.
Fonte: semec.pmt.pi.gov.br