Teresina terá seu primeiro hospital municipal com atendimento exclusivo em pediatria com funcionamento 24 horas em urgência, emergência e internação. O novo Hospital Municipal da Criança fica no antigo Hospital do Parque Piauí, zona Sul da capital, será entregue neste dia primeiro de setembro, às 16h, pelo prefeito Doutor Pessoa.
O hospital dispõe de 36 leitos de internação exclusivos para pediatria (pacientes recém-nascidos e com idade até 15 anos), tem ambulatório especializado com consultas agendadas (via gestor saúde) nas áreas de endocrinologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, cardiologia e nutrição. Em breve será implantado também o serviço de atendimento em odontologia.
O hospital da Criança tem ambiência voltada para o público infantil com uma brinquedoteca para os pacientes internados e aqueles que aguardam para consultas especializada no ambulatório. O local teve readequação de espaços e oferece os serviços de exames laboratoriais, raio-X 24 horas, ultrassonografia e eletrocardiograma para os pacientes internados. São dois pediatras de plantão 24 horas com equipe multiprofissional para melhor definição e agilidade no tratamento.
A diretora de Atenção Especializada (DAE) da FMS, Fátima Garcez, destaca que o planejamento do corpo técnico visa atender a todas as necessidades de atendimento. “Foram feitos estudos de como adequar esse hospital com profissionais específicos e serviços que sejam essenciais no atendimento ao público infantil”, diz. O novo Hospital Pediátrico de Teresina conta ainda com uma ala exclusiva para crianças com síndrome gripal, separando os fluxos, dando mais segurança aos pacientes que procuram atendimento”, explica Garcez.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, destaca que há muito tempo havia a necessidade de um hospital municipal de referência para as crianças. “Reunimos um corpo técnico de excelência para prestar o melhor atendimento as crianças de nossa cidade que necessitarem de atendimento de urgência, emergência, exames, internação e consultas especializadas”, diz.
Da Redação