Além do policiamento comunitário, o programa trabalha o policiamento preventivo através da presença no ambiente escolar.
O programa Patrulha Cidadã, da Polícia Militar do Piauí, celebrou, no mês de dezembro do ano passado, um ano de implementação, com foco no policiamento preventivo, comunitário e em apoio às demais modalidades de policiamento. Reforçando a segurança em regiões metropolitanas do estado, como em Teresina e Parnaíba, a iniciativa também está presente em unidades escolares da capital, com o projeto “Patrulha Cidadã na Escola”.
A proposta visa aproximar a Polícia Militar do ambiente educacional, com a participação e a promoção de palestras, eventos sociais e feiras de profissões. Segundo a soldado Lívia Maria, que atua na ação, o Patrulha Cidadã na Escola aborda em seus encontros diversos temas sociais, como direitos humanos, cidadania, protagonismo juvenil e através disso, trabalha o policiamento preventivo. Além de tudo, para ela, permite levar um pouco do que é a intuição e sobre representatividade. A policial tem 23 anos e é oriunda de escola pública.
“O projeto é muito sobre representatividade. O aluno, em sua condição de estudante de escola pública, precisa saber que ele também pode ocupar um lugar dentro da sociedade, seja policial ou qualquer outra profissão. Além também de trabalhar temas sociais que são muito importantes dentro da nossa sociedade, trabalhar antes de o crime acontecer; estar dentro da escola é uma dessas maneiras de trabalhar o policiamento preventivo”, destaca Lívia.
O projeto já visitou e participou de eventos em diversas escolas de Teresina. Para Gardênia de Sousa, diretora de uma unidade educacional no bairro Cerâmica Cil, zona Sul da capital, a presença da polícia no ambiente é muito importante. “Ter a Patrulha Cidadã no chão da escola traz para a comunidade escolar a ideia de que a polícia também pode contribuir para a prevenção de crimes, orientar os alunos em diversos temas e criar vínculos de confiança com os alunos”, destaca.
Já para a professora Luana Costa, diretora de uma escola na zona Sudeste de Teresina que teve visita da Patrulha Cidadã em uma palestra, o projeto pode influenciar positivamente na vida dos estudantes. “Eu acho que a principal influência é no desenvolvimento de uma consciência cidadã, principalmente na prevenção ao bullying e à violência. Influencia também na tomada de decisões conscientes. É um projeto que eu acredito que contribua significativamente para o desenvolvimento de crianças e adolescentes mais conscientes, responsáveis e empáticos, contribuindo para uma sociedade mais segura e colaborativa”, destaca.
Balanço do ano
Em 2024, o Patrulha Cidadã realizou 365 dias de patrulhamento comunitário por toda a Teresina, com 20 viaturas por dia, 05 bases móveis, além de 66 visitas comunitárias, seja em casas, comércios e instituições públicas ou privadas. Além disso, esteve presente em quase 30 reuniões comunitárias, palestras e ações educativas em escolas e creches.
Para o major Fernandes, comandante do programa, o trabalho executado pelo patrulha tem se mostrado uma forma de policiamento extremamente eficaz no contexto da segurança pública. “A Patrulha Cidadã exerce um papel fundamental no policiamento da capital, através da presença constante de nossas viaturas nas cinco zonas de Teresina. Somos capazes de interceptar e prevenir possíveis ocorrências. Assim, além de cumprir com a prevenção do crime, aumenta a confiança entre a população e a Polícia Militar”, destaca.
Fonte: pi.gov.br