Pandemia da COVID-19 faz crescer violência contra crianças e adolescentes no Piauí

O 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado no Piauí com panfletagem no cruzamento da rua Goiás com a avenida Frei Serafim e também atividades como palestras e apresentação teatral com abordagem do tema no auditório do edifício Paulo VI em Teresina.
A ação foi realizada pelo Comitê Estadual de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Piauí.

A promotora da Infância e da Juventude do Ministério Público Estadual, Joselice Costa, diz que as ações são abrir os olhos da sociedade para esse tipo de crime que cresceu durante a pandemia da COVID-19. Segundo dados do SAMVVIS, Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas da Violência Sexual,
de 2004 para cá, os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo estado totalizam 9.252, sendo 1.570 somente de 2020 a 2021, durante o pico da pandemia da COVID-19.

 

A Casa Savina Petrilli é uma das instituições da Igreja Católica que cuidam de meninas vítimas de violência em Teresina. A Casa está com 23 crianças e adolescentes. A coordenadora Irmã ingride destaca o trabalho de acolhimento na instituição.

 

No 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desde o ano 2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. O crime aconteceu dentro de um prédio no centro de Vitória, capital do estado de Espírito Santo.
Em caso de suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes, é possível fazer a denúncia por meio do Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário