Novos gestores escolares participam de formação da Semec

Iniciou na quinta-feira (28) a 1ª Formação de Gestores com os diretores e vice-diretores eleitos na última eleição escolar, ocorrida em junho. Recepcionados no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (CEFOR), os gestores receberam as boas-vindas da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), instruções sobre o cargo, como noções básicas do funcionamento da Secretaria.

A formação aconteceu em dois dias: no dia 28 para diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e na sexta – feira (29) para diretores das escolas municipais.

Os gestores foram escolhidos em eleição direta, com o eleitorado formado por sua comunidade escolar: professores e pedagogos, servidores, alunos com 14 anos ou mais, e pais e responsáveis por alunos inaptos ao exercício do voto.

No total foram recepcionados 171 diretores dos CMEIS pelo secretário de Educação, professor Nouga Cardoso, acompanhado da secretária executiva de Gestão, Edileusa Sampaio, do secretário executivo de Ensino, Kleytton dos Santos, e parte da equipe técnica da SEMEC.

O secretário de Educação recebeu os gestores escolares com um discurso motivador, pontuando a importância deles dentro da trajetória escolar. “Diretores, vocês são especiais para além do ofício que um dia resolveram abraçar como garantia de qualidade de vida. Vocês são responsáveis por proporcionar conhecimento e zelar por um ambiente de transformação de vidas. Somos gratos pelo compromisso”, disse Nouga Cardoso.

Dentre os diretores presentes, estava Maria Aparecida Jucá Silva, do CMEI Pedro Mendes Ribeiro. Indo para o seu segundo mandato, ela está confiante e afirma que “ser gestora é um desafio, mas é um desafio prazeroso, que necessita uma boa comunicação, entre comunidade escolar e a comunidade da localidade do CMEI. O que me fez dar continuidade são os desafios que nós temos, como também a própria comunidade escolar e região terem gostado do meu trabalho”.

O CMEI Pedro Mendes atende 178 alunos, do maternal ao II Período. A diretora aponta a inclusão como um diferencial que deseja manter em sua gestão. “Temos muitas crianças laudadas e essas mesmas têm o apoio à inclusão e esse diferencial faz com que muitas mães e responsáveis nos procurem”, finaliza a diretora.

A professora Elisonete Elias de Oliveira, eleita pela primeira vez como diretora do CMEI João Nonon Fontes Ibiapina, zona sul, exerceu como professora da unidade por 7 anos e agora está pronta para “ver a educação por um novo ângulo”, como gestora. Ela diz que sempre foi convidada a participar das eleições por insistência da comunidade escolar, onde sempre a apontaram um bom perfil de gestora. “As minhas expectativas são boas, espero novos aprendizados e contribuir com a educação de Teresina”, finaliza a diretora.

Na sexta-feira (29), foram recepcionados os diretores e vice-diretores eleitos para a gestão das escolas municipais.

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário