Cada entidade recebeu um kit com oito equipamentos e mobília: notebook, impressora multiprofissional, câmera digital, caixa de som, mesa de escritório, cadeiras de escritório (dois modelos) e longarina.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), realizou solenidade de entrega de equipamentos de informática para 20 entidades que atendem pessoas com deficiência no Piauí. O evento foi realizado na sede da Seid em Teresina, na manhã desta segunda-feira (17), e contou com a presença da governadora Regina Sousa.
“As associações existem há muito tempo, mas não tinham os equipamentos necessários para trabalhar. Hoje em dia se trabalha com modernidade e tecnologia, então, um computador que era impensável há dez, quinze anos atrás agora é um instrumento essencial para dar o suporte à pessoa com deficiência e eles precisam ter uma estrutura para prestar serviços às pessoas das cidades, dos municípios e encaminhar suas demandas”, disse a governadora.
Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, mais de 20 municípios foram atendidos, já que a maioria das entidades beneficiadas se localizam no interior do Estado. “Todos os Territórios de Desenvolvimento estão sendo beneficiados e nós sabemos da dificuldade que essas instituições têm. Com esses equipamentos eles terão mais facilidade para elaborar um projeto, captar recursos, como também dar as condições necessárias para que os profissionais que ali trabalham tenham os seus equipamentos básicos para que possam usar no dia a dia”, afirmou.
As doações são provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, que destinou recursos no valor de R$ 400 mil para aquisição de equipamentos e móveis. Dessa forma, cada entidade recebeu um kit com oito equipamentos e mobília: notebook, impressora multiprofissional, câmera digital, caixa de som, mesa de escritório, cadeiras de escritório (dois modelos) e longarina.
O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior (Adevic), Cristóvão Portela, afirmou que era um material esperado e que agora poderá ser usado pelas entidades para otimizar o trabalho. “Vamos preservar e fazer bom uso. Estamos muito felizes com essa conquista”.
As entidades beneficiadas serão: 11 Apaes espalhadas pelo Estado, Federação das Apaes do Piauí, Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior (Adevic), Associação dos Deficientes Físicos e Auditivos Campomaiorenses (Adefac), Associação de Pessoas com Deficiência de Paulistana e Região (ADP), Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA – PI), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), Down The Amo, Associação dos Cegos do Piauí (Acep) e Associação Pestalozzi.
Fonte: pi.gov.br