Depois de dois anos sem realizar formação por causa da pandemia da COVID-19, a Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí realiza a III Jornada Científica, evento voltado para promotores, juízes, advogados e estudantes do curso de Direito, que foi aberto nesta quinta – feira, 30, e segue até sexta-feira, 1º de julho. Com o tema “O Judiciário na era das inovações”, a Jornada Científica da EJUD leva para o debate assuntos como a violência doméstica e endividamento das famílias brasileiras, destaca o diretor da Escola Judiciária Piauiense, desembargador Sebastião Ribeiro Martins.
A palestra de abertura foi com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, que está há um mês governador em exercício. Segundo ele, o grande desafio do judiciário brasileiro é o cuidado com as pessoas que não tem acesso à internet, mas que precisam ter acesso à justiça. Para o presidente do TJ Maranhão, Paulo Velten, a magistratura brasileira precisa continuar com a justiça de proximidade com as comunidades mais carentes.
Na solenidade de abertura da Jornada Científica 2022 do TJ Piauí teve homenagem à governadora Regina Sousa, com a entrega do Diploma e da Medalha da Escola Judiciária Desembargador Thomáz Campelo, e com a entrega da placa de agradecimento. A governadora destacou a relação harmoniosa entre o judiciário e o governo do estado, como também comentou a decisão do Tribunal de Justiça em manter a Vara Agrária no município de Bom Jesus, na região Sul do estado.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, também foi homenageado com o Diploma e a Medalha do Mérito Judiciário e com placa de agradecimento do TJ Piauí.