Depois de safra recorde, produtores do Piauí planejam investimento para safra 21/22

Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam o crescimento de 10% no tamanho da área plantada com soja e milho no Piauí, que passou 758,9 mil hectares plantados na safra 2019/2020 para 835,5 mil hectares plantados em 2020/2021.
O impacto na produção de grãos aparece com os números da produção 2020/2021  comparados aos números dos anos anteriores. Na safra 2020/2021 foram colhidos no Piauí 2,8 milhões toneladas de soja. Enquanto na safra 2019/2020, foram colhidos 2,5 milhões de toneladas. No milho foram 450 mil hectares plantados no cerrado piauiense. A produtividade média foi bem próxima daquela verificada em 2019/20, no entanto, a área semeada foi significativamente maior nessa temporada, favorecendo o resultado final.

Segundo o presidente da Associação de Produtores de Soja do Piauí, Alzir Neto, os números condizem com as expectativas do setor e deram ao Piauí novo recorde de produção. “Para a próxima safra os produtores do Piauí já se preparam para a compra de insumos, sementes e defensivos”, explicou. O trabalho agora, segundo ele, se concentra na observação do mercado para que a aquisição dos insumos se dê no momento certo, já que a maioria das negociações se dá em dólar.
Segundo o presidente da APROSOJA Piauí, é o reajuste de preços de alguns adubos que já estão com quase 50% de correção no valor. “Mas as expectativas são as melhores possíveis e a safra 21 e 22 já é uma realidade”, acrescentou.

Estradas para escoamento
Mesmo com a produção de grãos  nos cerrados piauienses batendo recorde, a preocupação dos produtores com a má conservação das estradas continua. Os serviços de recuperação das vias está em processo de licitação, a expectativa é para a conclusão de alguns trechos de estrada na região, a exemplo da Transcerrados.

Segundo o diretor do DER Piauí, Castro Neto, o processo de licitação está em andamento e deverá ser concluído até o final do mês de junho. Castro Neto garantiu que o início das obras do terceiro trecho será em agosto. O primeiro trecho já possui 92km concluídos e o segundo trecho da estrada, que é de responsabilidade da Parceria Público Privada, também deve ser iniciado no segundo semestre. “Então a previsão do governo é de que a partir do segundo semestre se inicie o terceiro trecho com o DER e o segundo trecho com a ação da PPP”, afirmou Castro Neto.

Com informações da ASCOM

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário