O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nessa segunda-feira (16) que cancelou a edição 2021 dos Jogos da Juventude, que aconteceria em dezembro em Aracaju, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
⚠️ COMUNICADO OFICIAL ⚠️
O Comitê Olímpico do Brasil informa o cancelamento da edição de 2021 dos Jogos da Juventude, devido à gravidade da pandemia COVID-19 e à disseminação de novas cepas de coronavírus. 😢
➕ https://t.co/NrorKYqEZ7#Vaipassar e nos vemos em 2022! 🙏 pic.twitter.com/V8lJ9VvCyN
— Jogos da Juventude (@_JogosJuventude) August 16, 2021
“Considerando a gravidade da pandemia de covid-19 e a disseminação de novas cepas do coronavírus, e levando-se em conta também o número elevado de participantes [aproximadamente 5 mil] na faixa etária 15 a 17 anos, o COB entende que deve zelar pela integridade física e saúde de todos os envolvidos”, diz a nota do COB.
Em novembro de 2021, o tradicional evento estudantil de base do país, passou a se chamar Jogos da Juventude, mudança que aconteceu após 15 anos, período no qual o torneio se chamava Jogos Escolares da Juventude. Antes, a competição chegou a ser chamada de Jogos Olímpicos da Juventude.
Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos antigos Jogos Escolares da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Ana Claudia Lemos (atletismo), Etiene Medeiros e Leonardo de Deus (natação).
Fonte: Agência Brasil