O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hercília Torres, localizado no bairro Parque Piauí, convidou toda a sua comunidade escolar a participar da tarde de autógrafos do ex-aluno, autor e ilustrador mirim Marcos Henrique Costa, na tarde da última quarta-feira (13).
Com apenas 11 anos, Marcos já escreveu e ilustrou três títulos: “Craque da Rua”, “Os Ursos e uma Garotinha” e “O Menino do Mundo Perdido”, livros esses que falam de temáticas como adoção, autismo e mãe solo.
A mãe do aluno, Neidi Costa, conta que tudo começou no início da pandemia da COVID-19 e que devido ao isolamento social, ela encontrou no computador um aliado para a diversão do filho que tinha maior socialização na escola. “O Marcos Henrique sempre foi um menino muito dedicado em suas tarefas e compromissos escolares, tendo como núcleo de amigos os companheiros da escola. Fiz um esforço para comprar um computador de segunda mão para que ele pudesse se envolver em outras atividades”, pontua a mãe.
Com o passar dos dias, Neide percebeu que Marcos estava mais introspectivo ao computador, e quando questionou o filho sobre o motivo, surpreendeu-se com a resposta do pequeno, que disse estar escrevendo textos e produzindo um livro.
Estimulado pela mãe e por sua madrinha, logo Marcos começou a soltar a imaginação também através de desenhos e pinturas, sendo responsável pelas ilustrações de quadros autorais.
Aos 9 anos, Marcos escreveu o seu primeiro livro e agora, 2 anos depois, já conta com mais duas produções para a sua coleção e que foram autografadas no CMEI onde Marcos iniciou sua vida escolar.
Durante o evento, os alunos e pais foram apresentados à história de Marcos Henrique e a suas obras de arte. Em sua fala aos presentes, Marcos Henrique homenageou a mãe e a diretora do CMEI, Cleonise Mota, que foi responsável pelo seu processo de alfabetização.
Marcos autografou os exemplares adquiridos pela comunidade escolar e disse à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) que o momento era de muita felicidade e reconhecimento, e que espera realizar em breve em mais escolas, incluindo a que estuda atualmente, a Escola Municipal Parque Piauí.
Fonte: semec.pmt.pi.gov.br