Manifesto on-line repudia posição do ministério que defende cloroquina contra Covid-19
Um abaixo-assinado on-line, em repúdio à nota técnica do Ministério da Saúde favorável ao uso de hidroxicloroquina e contrário às vacinas contra a Covid-19, obteve mais de 22 mil adesões 16 horas após ser criado.
Assinam o texto, criado por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da USP, docentes, profissionais de saúde e pesquisadores brasileiros.
Eles repudiam em específico a recusa por parte da pasta de endossar recomendação da Conitec (Comissão de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde), formada por especialistas, de rejeitar o uso de medicamentos sem eficácia contra a doença.
“É espantoso que o Ministério da Saúde recuse normas propostas elaboradas por um grupo de pesquisadores, convocados pelo próprio ministério, criando uma situação sem precedentes em nosso país”, afirma o abaixo-assinado.
Segundo o manifesto, “causa enorme preocupação o fato de que as rédeas do Ministério da Saúde estejam sob a posse da ideologia, da desinformação e, principalmente, da ignorância”.
A conclusão foi rejeitada por nota técnica da Saúde divulgada na sexta (21), assinada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Helio Angotti, uma liderança da ala do governo defensora das bandeiras negacionistas do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fonte: folha.com.br