XX Festival Nordestão de Quadrilhas Juninas reúne em Teresina os melhores grupos culturais do país

Realizado dentro da programação dos Folguedos, os melhores colocados receberão premiação em dinheiro, além de troféu.

 

Durante a programação do XLVI Encontro Nacional de Folguedos será realizada, no dia 6 de julho, a 20ª edição do Festival Nordestão de Quadrilhas Juninas. Participam do evento grupos culturais dos nove estados nordestinos, que serão selecionados em competições locais. Os melhores colocados receberão premiação em dinheiro, além de troféu.

A seletiva para definir os representantes piauienses ocorre no XIV Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, que também integra a programação dos Folguedos. “O Nordestão de Quadrilhas é uma celebração da cultura junina e um espetáculo de alegria e cores. Além de divulgar e preservar as tradições, também fomenta o turismo e fortalece a economia local”, declara Anderson Luís Vale, organizador do evento.

Cerca de 1.500 quadrilheiros se apresentam no XX Festival Nordestão de Quadrilhas Juninas, que tem programação gratuita e conta com apoio da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual de Cultura (Siec), e patrocínio da Equatorial Piauí. “Esperamos um grande público na noite do evento. Quem for vai ter a oportunidade de conhecer os melhores grupos culturais juninos do país e isso só é possível graças ao apoio de empresas que valorizam a cultura nordestina”, afirma Anderson Vale.

“O Nordestão, evento que reúne grupos culturais dos nove estados nordestinos, é uma verdadeira celebração da nossa rica cultura junina. Queremos que todos participem desta festa que enaltece e celebra a nossa cultura nordestina. É um momento de orgulho para todos nós, e estamos empenhados em garantir que seja um sucesso absoluto”, afirma o secretário da Cultura, Carlos Anchieta.

842A9400.jpg

O festival é fruto de uma parceria entre a União das Entidades Juninas do Nordeste (Unej) e Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (Fequajupi). Na mesma noite, como programação musical dos Folguedos, Pabllo Vittar e Léo Cachorrão sobem ao palco. A cenografia do evento será inspirada em elementos marcantes de Oeiras-PI e Belém-PA, trazendo uma experiência imersiva aos visitantes.

O 46º Encontro Nacional dos Folguedos do Piauí é totalmente gratuito e aberto a toda à população. O evento é realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, governo federal, e patrocínio da Coca-cola e Equatorial Piauí, por meio da Lei Rouanet e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

 

fonte: pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário