Visita de ministros estimula captação de recursos federais, avaliam deputados

Segundo avaliação dos parlamentares, os dados apresentados são bons para o Piauí

Nesta terça-feira (14), os deputados receberam, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a visita dos ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A reunião foi uma possibilidade de conhecer melhor ações federais que disponibilizam recursos para áreas de grande demanda dos piauienses.

Na avaliação do presidente do legislativo estadual, Franzé Silva, a visita dos ministros ratifica a importância do Legislativo estadual piauiense no debate e construção das pautas de interesse da população e que contribuem para a transformação social e crescimento econômico no Estado. “Discutir os investimentos para a agricultura familiar que estão sendo feitos pelo governo federal é uma pauta prioritário do Parlamento, uma vez que esse setor responde por mais de 70% da produção que vai à mesa dos brasileiros e, portanto, carece de atenção. Esses recursos vêm ao encontro da política pública de desenvolvimento da agricultura familiar, beneficiando milhares de pequenos produtores, gerando emprego, renda e uma produção de qualidade”, assinala o presidente Franzé Silva.

O deputado Francisco Limma (PT) vê esse cenário como bastante positivo porque nos próximos meses é que a maior parte da produção da agricultura familiar do Piauí é realizada, logo, a expectativa é que o crescimento do valor aplicado seja ainda maior.
O parlamentar acrescenta que a visita dos ministros é um fator de estímulo para que esses resultados significativos sejam ampliados. “Quando se apresenta um plano, ele estimula para que os vários segmentos, notadamente da agricultura familiar, possam apresentar projetos de captação de recursos”, resume Francisco Limma.

Segundo o deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB) os ministros apresentaram as novidades do Plano Safra do Governo Federal. “Que vem beneficiando a produção agrícola do nosso estado”, acrescenta. Nos quatro primeiros meses de implantação do Plano Safra. “O Piauí já recebeu R$350 milhões e deve bater a marca de R$1 bilhão até o encerramento do programa”, informou o deputado.

VISITA MINISTROS 14.11.2023-15.JPG

A deputada Elisangela Moura (PC do B), que já presidiu a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura, ressaltou a confiança do setor e a importância da agricultura familiar. “A vinda do Ministro, ela trás, para nós, um momento de confiança, de confirmação do Plano Safra para a agricultura familiar com esses investimentos para o custeio. É um momento do nosso estado que precisamos priorizar a agricultura orgânica, a produção sem veneno, para que possamos garantir na mesa alimento saudável”, defendeu Elisângela Moura.

“Considero importante essa proximidade dos ministros com os deputados estaduais. E, com certeza, o Piauo ganha com os anúncios de investimentos feito pelo ministro”, acrescentou a deputada Simone Pereira (MDB).

Além do presidente e dos deputados Limma, Dr. Felipe e das deputadas Elisangela Moura e Simone Pereira, também participaram da recepção aos ministros, o presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), os deputados Ziza Carvalho, Rubens Vieira, Rubem, Hélio Rodrigues, Hélio Isaías, Dr. Vinicíus, Dr. Gil Carlos, do PT. A deputada e deputado Dr. Hélio, ambos do MDB, o vice-presidente da Assembleia, deputado Evaldo Gomes (Solidaredade) e Gustavo Neiva (Progressistas).

Fonte: al.pi.leg.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário