UPA de São Raimundo Nonato e Hospital Regional de Uruçuí recebem estrutura para tratamento de pacientes com a COVID-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), conjuntamente com a diretoria do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, localizado em São Raimundo Nonato, tomou medidas para atender pacientes do Covid-19 de todo o Território da Serra da Capivara. O atendimento já acontece desde o último fim de semana.

Para facilitar o atendimento, o Pronto Socorro, que funcionava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h) de São Raimundo Nonato, passou a funcionar nas dependências do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz por período indeterminado, devido à pandemia.

Com essa mudança, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Raimundo Nonato está com 20 leitos clínicos e 10 leitos de UTI para pacientes com síndromes respiratórias ou casos confirmados de coronavírus. Segundo a diretora do Hospital, Nilvania do Nascimentos, atualmente tem 2 pacientes internados no local com síndrome respiratória.

“Na estrutura que montamos, os pacientes que chegam para atendimento passam por uma triagem numa tenda montada fora do hospital. Dependendo do caso, ele é encaminhado para a UPA ou Pronto Socorro”, afirma Nilvania.

O Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz atende à população de 20 municípios do território da Serra da Capivara. Segundo o boletim epidemiológico da Sesapi, até agora foram confirmados 29 casos de covid-19 na região.

Uruçuí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) enviou na última sexta-feira (01/05) novos equipamentos para o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, localizado em Uruçuí. Com o material, a unidade de saúde está realizando a readequação da estrutura do setor Covid-19 para montagem de mais leitos de estabilização.

A Sesapi entregou ao Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, ventiladores mecânicos, monitores multiparamétrico, bombas de infusão, camas elétricas, desfibrilador e aspiradores, além de enviar semanalmente equipamentos de proteção individual (EPI´s) para os profissionais.

“Atualmente temos um setor para pacientes do novo coronavírus em nossa unidade hospitalar, que inicialmente, dentro do Plano de Contingência, seriam 14 leitos, sendo 13 clínicos e 1 de estabilização. Com a chegada desses equipamentos estamos readequando o setor COVID e implantando novos leitos de estabilização”, explica o diretor do hospital Patrick Costa.

“Esses aparelhos e os novos leitos são exclusivos para atender pacientes com o novo coronavírus na região do Tabuleiros do Alto Parnaíba, com quadros moderados e leves da doença. Com esse incremento, esperamos ajudar ainda mais a população dessa região que precisar de atendimento pelo Covid-19 ”, disse o diretor.

No fim de semana um paciente do município de Antônio Almeida foi atendido no Hospital e precisou ir para o Leito de Estabilização. “ Depois de estabilizado, o paciente foi encaminhada para leito clínico no próprio setor COVID e está aguardando resultado de exame PCR. “ Hoje (04/05), estamos com 3 pacientes no setor Covid internados em Leitos Clínicos. Eles estão isolados e em processo de investigação”, esclarece o diretor do hospital.

Fonte: SESAPI

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário