Tyler, The Creator usa música de Gilberto Gil sem autorização e liga para pedir desculpas

 

O rapper norte-americano Tyler, The Creator se enfiou em uma saia justa após utilizar sua música brasileira favorita, “Duplo Sentido”, de Gilberto Gil, em uma campanha publicitária da Golf Le Fleur. Ele, que é o proprietário da marca, não tinha autorização para tal.

A versão utilizada por Tyler é a que interpretou Tetê da Bahia e foi lançada em 1976. Como a campanha é extensa, podemos ouvir quase a íntegra do material. Ouça abaixo a gravação!

Ao G1, a assessoria do cantor brasileiro afirmou que a Sony Publishing, editora musical responsável por administrar seu catálogo, vai “exigir uma reparação financeira”. A propaganda está no ar desde o dia 6 de dezembro.

A fim de se desculpar pela situação, Tyler telefonou para Gil, de quem é fã, a fim de falar sobre a situação. Nas redes sociais, o ícone da MPB compartilhou um texto escrito por Evandro Fióti, empresário que, recentemente, também se envolveu em uma treta por direitos autorais.

“Amo o querido [Tyler, The Creator]. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo acreditar que, se fosse o contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo”.

Fonte: Papelpop

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário