Semec realiza formação dos profissionais de apoio à inclusão

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou na manhã de hoje (23), a formação de Auxiliares de Apoio à Inclusão acerca de atualizações das funções do cargo. O evento aconteceu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte de Teresina. O momento foi realizado pela Divisão de Educação Inclusiva (DEI/Semec), como prosseguimento das orientações passadas aos novos estagiários da área lotados nas instituições municipais da capital, advindos da última Seleção de Estagiários da Semec.

Segundo a coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, professora Amanda Kárdia, as formações com estagiários são importantes para garantir que esses jovens, que contabilizam em torno de 1400 estagiários lotados na Rede Municipal, cheguem à Rede devidamente preparados para atuarem no acompanhamento e suporte de estudantes com deficiências. “Precisamos enviar esse auxiliar com nível especializado. A partir dessas orientações prévias, eles agregam conhecimento do objetivo do trabalho e têm noções de como planejar um treinamento mais direcionado, bem como se comportar junto ao público alvo”, enfatiza.

  

A pauta relativa à atualização da função do profissional de Apoio à Inclusão está em andamento junto ao Conselho Municipal de Educação (CME/THE), para atualização junto aos membros e encaminhamento do documento aos gestores de Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. Além das diretrizes da Legislação Brasileira de Inclusão para a atuação de Auxiliar de Apoio à Inclusão, a medida pretende atualizar o perfil para Profissionais de Apoio Escolar.

A professora Amanda frisa, ainda, que o novo perfil varia dos encontros que teve durante o 10° Congresso Brasileiro de Educação Especial com teóricos contemporâneos da área.  “Um dos principais pontos são as novas nomenclaturas, em que se fala sobre o Profissional de Apoio Escolar, em um sentido de ser direcionado além de questões de higiene, de locomoção e de alimentação, também para questões escolares”, finaliza.

Os estagiários a receberem as orientações são lotados tanto através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) quanto lotados diretamente pelo Processo Seletivo. O evento finalizou com uma dinâmica com um barbante, por meio da qual foi discutida a importância da comunicação e união entre os profissionais da educação, tanto gestores, auxiliares de apoio à inclusão, professores, zeladores, e outros para a garantia dos direitos da população com deficiências.

  

 

Fonte: semec.pmt.pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário