Quitanda da Agricultura Familiar encerra 2023 com mais de 100 feiras

Projeto da SAF gera renda para produtores rurais e agricultores familiares.

 

O projeto Quitanda da Agricultura Familiar esteve presente na última Feirinha Verde do ano, nesse domingo (17). Com produtores rurais de diversas regiões do entorno de Teresina, a feira, que é realizada quinzenalmente no Espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta com produtos naturais, artesanais e típicos do estado, para atrair a atenção e o gosto dos consumidores.

A Quitanda é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) que visa valorizar o trabalho dos agricultores familiares, que são responsáveis pela produção de alimentos saudáveis. Além de oferecer mais geração de renda para os produtores, a feira também promove a diversidade cultural, a agroecologia e a segurança alimentar.

Para a agricultora Raimunda Aguiar, da comunidade Serra do Gavião, o projeto Quitanda trouxe mais estímulo para produzir. “Por meio desse projeto eu estou entrando nas feiras, antes o que era produzido ficava lá, mas agora tenho espaço para vender e, assim, aumentar a minha renda”, relata.

A agricultora Adriane Frota, da Coorios, conta que a Quitanda faz muita diferença no aumento da renda dos agricultores, que além de abrir para as vendas também promove a troca de experiências. “Além do aumento de renda, a Quitanda proporcionou também uma visão maior para nós, abriu mais espaço, e se tem venda, a gente cria mais aquele estímulo de produzir mais variedade e de estar em toda a feira levando uma novidade”, conta.

Em 2023, foram realizadas mais de 110 feiras do projeto Quitanda da Agricultura Familiar, com mais de 30 grupos produtivos de Teresina e região, a estimativa é que cada produtor vende em média 600 reais por feira. Além de participar da Feirinha Verde, o projeto Quitanda se divide em outros eixos de atuação: Quitanda nos Condomínios,  Quitanda Super; e Quitanda nas Empresas.

A Quitanda nos Condomínios é a união entre o campo e a cidade, que neste ano já realizou 104 feiras com associações rurais e assentamentos que levam sua produção do campo, direto para os condomínios de Teresina. Já a Quitanda Super é uma parceria com o Grupo Vanguarda que tem em sua loja principal do Carvalho Super Homero, um espaço exclusivo para as Cooperativas da Agricultura Familiar,  que conta com a participação de 12 cooperativas. E o Quitanda nas Empresas leva a agricultura familiar para dentro das empresas de Teresina.

Próximos Passos
A SAF já planeja os próximos passos para a Quitanda da Agricultura Familiar, que serão voltados para a reorganização dos agricultores e o planejamento da produção, para entrar o ano de 2024 com maior diversidade de produtos, como relata a secretária da SAF, Rejane Tavares. “Vamos aproveitar esse período para capacitar os agricultores na apresentação dos produtos, viabilizar embalagens, de modo que no próximo ano a gente retoma de novo a Quitanda da Agricultura Familiar em parceria com a Feirinha Verde muito mais forte,  muito mais organizado, e com muito mais agricultores. Então fechamos 2023,  com relação a Quitanda, bastante satisfeitos com os resultados alcançados”, afirmou a secretária.

Fonte: pi.gov.br

Foto: Geirlys Silva

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário