Projeto Árvores da Vida homenageia professores vítimas de Covid-19

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) deu início, nesta quarta-feira (21)  ao projeto Árvores da Vida, com plantio de árvores em homenagem aos professores, funcionários e alunos que faleceram vítimas da Covid-19 ou outras causas nos anos de 2020 a 2022. O projeto é uma justa homenagem a todos aqueles que contribuíram com a Rede Municipal de Teresina.

“Iniciamos este projeto justamente no dia 21 de setembro, quando comemoramos o Dia da Árvore no Brasil com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação das árvores e seu papel fundamental para a vida no planeta. Cada homenageado recebe o plantio com uma espécie de árvore e uma placa com seu nome. Desta forma, eles são eternizados na memória. Cada espécie representa um mestre, um amigo. Como árvore, de tronco firme, de galhos que se espalham, se ramificam, que tem frutos e flores que oxigenam todos nós. Um oxigênio que precisamos para nos fortalecer e assim seguir sempre em busca de um ensino de qualidade”, enfatizou o secretário de Educação, professor Nouga Cardoso.

A primeira árvore plantada, um ipê, recebeu o nome da pedagoga Cláudia Fernandes que faleceu em 2021, vítima da Covid-19. O momento do plantio contou com as crianças, professores e servidores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)  Zélia Gattai, na zona Norte de Teresina. Também participaram do evento a técnica da secretaria de Ensino Pedrina Dayanne, o coordenador do Grupo de Trabalho, professor Reinaldo Ximenes e a equipe técnica da Coordenação do Núcleo de Educação Ambiental da SEMEC.

A família da professora Cláudia Fernandes esteve presente ao lançamento do projeto. “É uma verdadeira emoção, eternizar o nome de Cláudia neste centro infantil que tanto ela amava. Ver o sorriso das crianças e imaginar o cuidado que elas terão com a árvore é muito gratificante para todos nós”, disse o cunhado de Cláudia Fernandes, Dilson Amorim, designer gráfico.

A diretora do CMEI, professora Socorro Lima, se emocionou ao falar sobre a pedagoga Cláudia. “Ela era uma festa, uma alegria em pessoa, que encantava a todos do centro infantil. Sabemos que ela está em um bom lugar e o plantio desta árvore em nossa unidade representará sua presença em nossa memória”, disse Socorro Lima.

O projeto Árvores da Vida conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) que participa com ação de educação ambiental junto às escolas municipais. O secretário Luís André destaca a importância desta parceria para as futuras gerações do município que devem se preocupar com a preservação ambiental.

Fonte: semec.pmt.pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário