Prefeitura de Teresina conclui esta semana testagem de servidores públicos e prefeito visita Hospital de Campanha

A Prefeitura de Teresina deve concluir até o final dessa semana a aplicação de testes rápidos para a Covid-19 em todos os servidores públicos que estão trabalhando de forma presencial. Serão testados 2.273 pessoas dos órgãos da administração direta e indireta. Até agora, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já testou mais de oito mil servidores da saúde e esta semana está sendo a vez dos profissionais que atuam nos demais órgãos. A medida visa cumprir os Decretos nº 19.735/2020 e nº 19.772/2020, assinados pelo prefeito Firmino Filho.

“Os testes rápidos para Covid-19 são disponibilizados para servidores ativos, que estão desenvolvendo as suas funções no seu posto de trabalho. Com essa ação, estamos contribuindo para cuidar da saúde dos trabalhadores e para conter a disseminação do novo Coronavírus”, explica Jesus Mousinho, diretora de Atenção Especializada da FMS.

Ela explica que os testes estão sendo realizados de forma programada, em que cada órgão informa ao servidor o dia e o horário da coleta, conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA) em parceria com a FMS.

Os servidores que apresentem resultados de infecção recente positiva serão afastados de suas atividades laborais por um período mínimo de sete dias, podendo esse tempo ser acrescido, a critério médico. “Os testes em servidores são mais uma estratégia do poder público municipal no monitoramento da saúde e que contribui para traçar a situação da pandemia de Covid-19 em Teresina”, ressaltou Jesus Mousinho.

Prefeito Firmino Filho visita obras do Hospital de Campanha do HUT

O prefeito de Teresina Firmino Filho visitou, nesta manhã (26), a estrutura do hospital de campanha que está sendo construído em terreno anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na zona Sul da capital. O complexo já está na fase final de asfaltamento e instalação da energia elétrica.

Ao todo, estão sendo construídos cinco módulos com 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas a pacientes com Covid-19. A obra está na última etapa de pavimentação asfáltica do entorno do complexo e de ligação elétrica, feita em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).
O prefeito de Teresina destaca a importância do hospital de campanha anexo ao HUT. “Estamos formatando a rede de assistência às pessoas que sofrem com o coronavírus na capital. Juntamente com o Hospital do Monte Castelo, teremos mais uma unidade de saúde que vai servir de retaguarda para atender a população da nossa cidade”, explica Firmino Filho.

A nova unidade de saúde provisória também vai contar com estacionamento, tendas de apoio, instalações de água e de gás medicinal e sistema de refrigeração. “É uma estrutura completamente nova, que começamos do zero, desde a pavimentação até a cobertura. Agora, com a diminuição das chuvas, podemos retomar novamente os trabalhos em ritmo acelerado”, avalia o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins.

O gerente do novo hospital de campanha, Daniel Parente, adianta que equipes médicas já estão sendo treinadas. “Estamos manejando profissionais que já fazem parte do quadro da Fundação Municipal de Saúde, além da convocação dos profissionais do último seletivo realizado pela própria Prefeitura para atuar nesse momento de pandemia”, adianta.

Paralelamente ao hospital de campanha, o HUT tem preparado sua estrutura física para entregar 48 leitos de UTIs exclusivas para pacientes diagnosticados com covid-19. Deste total, 18 unidades já têm recebido casos positivos da doença.

Fonte: SEMCOM/ Fotos: Rômulo Piauilino

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário