Piauí pode perde 2 deputados federais e 6 deputados estaduais em 2026

A Constituição Federal diz que o estado que perde população tem que perder, também, o número de representantes na Câmara Federal. De acordo com o último CENSO do IBGE realizado em 2022, o Piauí diminuiu o número da população. Por isso, a atual bancada piauiense de dez deputados federais deve diminuir para 8 e, consequentemente, o número de deputados estaduais deve diminuir para 24 parlamentares, já que as vagas nas assembleias legislativas são proporcionais as vagas no Congresso Nacional.

Para evitar a perda de parlamentares, a Assembleia Legislativa do Piauí criou comissão para ir à Brasília articular, juntamente, com a bancada do Piauí e bancadas de outros estados que estão na mesma situação, a aprovação no Senado da Proposta de Emenda Constitucional, já aprovado na Câmara dos Deputados, para que não aconteça a perda de vagas. O prazo final para a aprovação da PEC é dia 30 de junho.

A perda do número de deputados federais significa menos recursos federais para o Piauí, que pode perde até 500 milhões de reais por ano. Além do Piauí, o Rio de Janeiro, também, está na lista dos estados que podem perder representação na Câmara Federal, caso a PEC não seja aprovada no Senado. O deputado estadual do PT Francisco Lima foi a Brasília e comenta o resultado da viagem.

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário