Piauí Pet Castramóvel realizará primeira ação nos dias 5 e 6 de setembro em Teresina

O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, lançado pelo Governo do Piauí no dia 5 de junho de 2023, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), irá estrear nos dias 5 e 6 de setembro em Teresina . A primeira ação acontecerá no Centro de Educação Ambiental (CEA), das 9h às 11h e das 14h às 18h, e prevê até 300 atendimentos. No trabalho inicial serão realizadas triagem e avaliação de animais domésticos (cães e gatos), para posterior encaminhamento para a castração. O projeto conta com o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira e da vereadora Thanandra Sarapatinhas.

A iniciativa conta ainda com um grande avanço tecnológico: além das consultas de avaliação e da castração, será implantado nos animais um microchip para monitoramento dos cães e gatos. Essa iniciativa possibilitará o controle populacional desses animais, de modo mais eficaz.

Para garantir maior eficácia no atendimento prestado aos animais e segurança à sua saúde, a primeira ação do Piauí Pet Castramóvel acontecerá em quatro etapas: 1) cadastro no local da ação para recebimento de senha; 2) triagem/avaliação para identificar quais animais estão aptos para serem castrados; 3) encaminhamento para exames laboratoriais; 4) encaminhamento para as clínicas onde a castração será executada – nos animais aptos. O objetivo é que todos os animais sejam avaliados e passem pela triagem durante os dois dias da ação. Os veterinários orientarão os responsáveis sobre onde e quando será a castração de seus pets.

As castrações serão realizadas após aprovação do cadastro, nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a qual coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

“O Governo do Estado e nós, da Semarh, estamos muito felizes com a primeira ação do projeto Piauí Pet Castramóvel, um projeto inovador e tão importante, que irá promover a saúde dos animais domésticos, principalmente daqueles em situação de rua”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira. “E um dos destaques inovadores dessa iniciativa é a implantação de microchip nos animais, para um trabalho de atenção continuada, com monitoramento populacional”, conclui.

 

Saiba mais detalhes da primeira ação

Para a ação de estreia, o projeto terá como público-alvo os animais de ONG’s e de protetores individuais – pessoa física que resgata cães e/ou gatos abandonados ou em situação de risco, dando assistência necessária e encaminhando para adoção responsável. Para que os animais de protetores independentes sejam atendidos durante os dois dias da ação, seus responsáveis deverão realizar um pré-cadastro junto às ONG’s parceiras: Apipa e Raíssa Protetora. Após reunirem os cadastros de todos os animais, as organizações parceiras informarão à Semarh, previamente, quais e quantos serão levados à ação de estreia para receber atendimento.

Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade na Semarh-PI, destaca que, por se tratar de um projeto de destaque e com alta demanda, a primeira ação do Castramóvel delimitou o público-alvo, de modo a garantir maior eficácia ao trabalho. “Após a conclusão das primeiras 300 castrações, iremos avaliar o processo de execução das atividades e seus resultados, de modo a expandir o público nas próximas ações, incluindo animais de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico, que também são alvo do projeto”, ressaltou.

 

A importância da Castração

A castração é uma das estratégias para promover o controle populacional dos animais, principalmente daqueles em situação de rua, além de evitar que animais, principalmente filhotes, sejam abandonados, garantindo maior bem-estar e saúde a eles e à população. A iniciativa ainda reduzirá os riscos de contágio de pessoas por doenças transmitidas pelos animais, como o calazar.

O Piauí Pet Castramóvel é um projeto itinerante e o primeiro projeto do Estado voltado para a castração gratuita de animais domésticos em todo o Piauí. Suas ações serão realizadas em parceria com ONGs e protetores de animais.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário