Piauí espera bons resultados no IDEB, que será divulgado nesta terça, 15

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2019 será divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça – feira, 15. Na SEDUC Piauí a expectativa é das melhores, segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Maria José Mendes.

A qualidade da educação brasileira é medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O índice varia de 0 a 10 e quanto mais alto, melhor demonstra o desenvolvimento educacional.

A meta nacional projetada para 2017 era 4.4, mas alcançou apenas 3.5. O Piauí, por outro lado, apresentou avanços significativos, alcançando o Ideb 3.3  em uma meta de 3.6. O Ideb é composto por um indicador que sintetiza as notas de língua portuguesa e matemática e um outro que mede o fluxo de aprovação ao longo das séries do ensino médio.

Os dados do Ideb 2017 mostram, ainda, que os estados do Piauí e Pernambuco se destacaram por apresentar um crescimento constante nos índice desde o ano de 2005.

Wilma Rocha

Jornalista e Radialista.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário

2 × três =