Piauí Conectado e UESPI certificam alunos de curso de extensão em Telecomunicações

A formação tem o objetivo de qualificar profissionais na área de engenharia de telecomunicações, um mercado em ascensão e que cada vez mais demanda mão de obra especializada no Piauí.

Buscando contribuir com o mercado de trabalho e oferecer mais oportunidades para a população através de qualificação profissional, o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (NUFPERPI) entregou os certificados aos concludentes do curso Princípios de Comunicação e Gestão de Projetos. As capacitações fazem parte do Programa de Extensão: Formação em Tecnologias e Sistema de Telecomunicações desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a PPP Piauí Conectado através do Complexo de Telecomunicações (CTEL) do NUFPERPI.

O curso foi idealizado com o objetivo de ampliar a compreensão sobre Telecomunicações, suas aplicações atualmente e suas tendências, explorando diretrizes como fibra óptica, telefone móvel, satélite, rádio, entre outros. Princípios de Comunicação é um dos 10 cursos de extensão ofertados por meio de convênio entre a UESPI e Piauí Conectado. 50 estudantes e profissionais da área de Engenharia concluíram o curso Princípios de Comunicação, que contou com aulas semanais em cinco módulos e totalizaram uma carga horária de 60 horas.

Para a estudante de Engenharia Elétrica da UESPI, Hizadora Silva Lima, o curso permitiu adquirir novas habilidades e servirá como base para capacitações futuras na área de telecomunicações. “Isso evidencia a importância que a capacitação possui no processo de formação técnica e desenvolvimento profissional, gerando expectativas extremamente positivas para atuação na área de tecnologia e sistemas de telecomunicações”, afirma.

O CTEL é fruto de uma ação de contrapartida social da concessionária Piauí Conectado com o objetivo de qualificar profissionais na área de tecnologia, oportunizando geração de emprego e renda para a população. Além da infraestrutura e materiais das redes lógicas e elétricas, a Piauí Conectado doou ao laboratório diversos equipamentos e instrumentos que contribuem para a formação teórica e prática, capacitando pessoas para atuar nas áreas de planejamento, projeto, supervisão, implantação, operação e manutenção de Sistemas de Telecomunicações.

PPP da Piauí Conectado investe em educação e formação profissional para a população

Outro projeto de responsabilidade social de destaque da PPP Piauí Conectado é o Mimbó Conectado, que levou rede de fibra óptica com internet de alta qualidade e ações sociais para os 600 moradores da tradicional comunidade quilombola localizada em Amarante, a 160 km de Teresina. Uma dessas ações foi a realização do curso Mulheres Empreendedoras, em parceria com a Junior Achievement (JA Piauí), que certificou 18 mulheres da comunidade na teoria e prática dos principais métodos para abrir um negócio.

As participantes foram capacitadas sobre as perspectivas do mundo dos negócios, com temas sobre planejamento orçamentário familiar, características de uma empreendedora de sucesso, criação de plano de negócio e análise de mercado. “Esse certificado é algo muito importante para a gente, mulheres da comunidade. Agora temos o conhecimento, essa orientação de como criar e manter um negócio no mundo digital. Somos gratas à Piauí Conectado e à Junior Achievement pelo apoio”, destacou Marta Paixão, presidente do Conselho Comunitário de Moradores do Mimbó.

A Academia Cisco Piauí Conectado oferece cursos gratuitos na área da tecnologia e já beneficiou mais de 8 mil pessoas. O serviço existe desde 2019 a partir da parceria da concessionária com a Cisco Networking Academy, um dos maiores programas de aprendizado digital da empresa renomada no mundo. A ideia do projeto é promover inclusão social a partir da inclusão digital e já ajudou milhares de pessoas a ingressarem no mercado de trabalho.

Da redação

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário