Piauí assina carta compromisso da Frente Nacional de Defesa da Primeira Infância

Presidente da frente estadual, Simone Pereira representou o Piauí no evento nacional

A deputada estadual Simone Pereira (MDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, participou, na quinta-feira (21), da solenidade de lançamento da Rede Nacional de Frentes Parlamentares pela Primeira Infância, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na ocasião, representando a Assembleia Legislativa do Piauí, Simone Pereira assinou uma Carta Compromisso comprometendo-se com os objetivos da Rede Nacional de Frentes Parlamentares da Primeira Infância.

Na carta, os presidentes de Frentes Parlamentares assumiram alguns compromissos como: promover a legislação, garantir orçamento voltado à primeira infância; promover e apoiar o diálogo com os Poderes Executivo e Judiciário; atuar com as outras Frentes Parlamentares que fazem parte da RNFPI; apoiar os municípios; promover a conscientização e a participação; monitorar; empenhar-se pela inclusão e pela redução das desigualdades.

Segundo a organização, a Rede Nacional de Frentes Parlamentares da Primeira Infância (RNFPI) tem como objetivo facilitar a articulação interfederativa no âmbito do Poder Legislativo, visando apoio mútuo entre parlamentares federais, estaduais e distritais; a convergência de ações e do discurso político e o alinhamento interfederativo em torno da atuação parlamentar no que diz respeito aos direitos da criança na primeira infância.

“Acabamos de instalar oficialmente a Rede Nacional de Frentes Parlamentares da Primeira Infância e dizer para todos os piauienses que a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí saiu na frente. Foram tratados vários temas e um que foi muito abordado foi com relação a questão do orçamento. Para que nossas crianças possam ter seus direitos garantidos, para que as nossas crianças possam estar nesses espaços, é necessário que antes elas estejam dentro do orçamento. E aí eu fiquei muito feliz, porque o Piauí mais uma vez sai na frente. Quando o presidente Franzé instalou a Frente Parlamentar, e nós assumimos a presidência dessa frente, imediatamente, começamos um diálogo com a Secretaria de Planejamento pensando no detalhamento do orçamento”, explicou a deputada.

A Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância (FPMPI) do Congresso Nacional, representada por seu coordenador, deputado Dr. Zacharias Calil, e por sua vice-coordenadora, senadora Teresa Leitão, e a deputada estadual Marina Helou deram início a um trabalho de mobilização, em parceria com a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes (Coalizão) e a Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI), para a formação da Rede Nacional de Frentes Parlamentares da Primeira Infância. Eles conduziram o evento, que contou com a presença do Ministro Chefe da Secretaria de Relações institucionais, Alexandre Padilha.

CARTA COMPROMISSO 

Assinaram a Carta Compromisso: Deputada Liliane Abreu, presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá; Deputada Luana Ribeiro, presidente da Comissão de Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Deputada Paula Belmonte, presidente da Frente Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal; Deputado Bruno Peixoto, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás; Deputada Ana Paula Siqueira, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; Deputada Ana Cunha, presidente da Comissão Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará; Deputada Maria Victória, presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância do Estado do Paraná; Deputada Simone Santana, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco; Deputada Simone Pereira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí; Deputada Tia Ju, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; Deputada Patrícia Alba, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; Deputado Marquito, coordenador da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Fonte: al.pi.leg.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário