Neta de autor assume papel em ‘Pantanal’: “Tive que provar minha capacidade”

Paula Barbosa interpreta Zefa, personagem criada pelo avô Benedito Ruy Barbosa e mantida na versão atual escrita pelo primo, Bruno Luperi

A atriz Paula Barbosa vem de uma família ligada ao mundo das artes, especialmente em novelas. Seu primeiro papel de destaque foi Edith, na novela ‘Paraíso’ (2009), mas ela já brilhou em ‘Meu Pedacinho de Chão’ (2014), e ‘I Love Paraisópolis’ (2015). Hoje ela dá vida a Zefa, par romântico de Tadeu, interpretado por José Loreto, em ‘Pantanal’, a atual novela das 21h da TV Globo.

O que a atriz e a personagem têm em comum? Sinceridade, nas palavras da própria intérprete.

“Eu sempre fui uma pessoa reativa e sincera. Não intrometida, mas muito sincera”, responde a atriz.

Zefa é uma criação do autor original do folhetim, Benedito Ruy Barbosa, e foi mantida na nova versão da novela, escrita por Bruno Luperi. Paula garante que interpretar a personagem pensada pelo seu próprio avô não é um problema, mas uma dádiva.

No entanto, ela admite que não foi tão fácil chegar ao papel.

“Eu sei como é difícil, como eu tive que provar pra eles da minha capacidade, que eu levo isso a sério mais do que tudo, que não é fogo de palha”, afirma. “Eu tive que deixar bem claro, através do meu trabalho, o quanto eu levo isso a sério”.

Apesar de tudo parecer estar “em casa”, Paula conta que os momentos fora do set são regidos pelo pacto que proíbe falar de trabalho nos encontros familiares.

“É claro que tem momentos que a gente acaba comentando, mas nada que fuja do profissional”, acrescenta.

Paula já brilhou em outros papéis na televisão, como Meu Pedacinho de Chão, de 2014, e I Love Paraisópolis, de 2015
Paula já brilhou em outros papéis na televisão, como Meu Pedacinho de Chão, de 2014, e I Love Paraisópolis, de 2015

Foto: Reprodução/ Instagram: @paulabarbosaoficial

O Pantanal sempre esteve presente

Bioma com características únicas – ocupa 2% do território brasileiro e ainda alcança a Bolívia e Paraguai, tem uma área total de 250 mil km² e é a maior área inundável do planeta -, o Pantanal sempre esteve presente na vida de Paula Barbosa. Hoje, com o papel de Zefa, ela consegue viver na pele o que só conhecia através das histórias contada pelo avô, o autor Benedito Ruy Barbosa.

“Não só histórias que ele criava, quando a gente era criança, sobre pesca ou os bichos do lugar, mas sobre o que ele viveu no Pantanal quando se preparava para escrever a primeira versão do folhetim”, acrescenta.

A imensidão da região intimia quem passa por ele a repensar as escolhas e a própria vida.

“Principalmente para quem cresceu em uma cidade grande, com aquela correria, aqui [no Pantanal] você aprende a ficar ‘com você, e só com você’, nem que seja na marra”, diz. “É difícil olhar pra gente, e esse olhar te obriga a isso, e isso é transformador”.

Zefa éempregada de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Tenório (Murilo Benício)
Zefa éempregada de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Tenório (Murilo Benício)

Foto: Reprodução/ Instagram: @paulabarbosaoficial

O que Zefa vai fazer em ‘Pantanal’

Linguaruda e intrometida. É assim que a atriz Paula Barbosa define a sua personagem. “Ela vai se meter na relação da Guta (Julia Dalavia) e do Tadeu. Ela acha um absurdo os dois se amarem e quererem casar”, antecipa.

Quem viveu Zefa na versão original foi a atriz Giovanna Gold, e a história também foi assim: Tadeu, vivido por Marcos Palmeira (hoje no papel de José Leôncio), se apaixonou pela moça.

Mas Paula ainda defende sua personagem.

“Em alguns momentos ela vai ser sincera com a Guta, [e dirá] ‘Eu gosto do Tadeu, mas eu também gosto de você’ Ela tem um coração muito bom”, garante.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário