Morre Chico Teófilo, criador do Coral dos Vaqueiros e ex-vereador de União

Morre Chico Teófilo, criador do Coral dos Vaqueiros e ex-vereador de União

O fundador do coral dos Vaqueiros e da Associação dos Vaqueiros de União, o ex-vereador Chico Teófilo, morreu na madrugada deste sábado(02) em União (a 40 km de Teresina). Chico Teófilo tinha 67 anos e estava internado no hospital da cidade.

De acordo com familiares, ele estava com depressão desde a morte da esposa, Conceição Pierote, há quatro meses, por nunca ter aceitado. Ele descobriu que tinha câncer de próstata, fez a cirurgia, mas não conseguia se recuperar.

A internação em União já durava seis dias e aguardava uma vaga para Teresina.

O site Clique Notícias informou que o corpo já está na residência dele, onde será velado, na Rua Benedito Rêgo, ao lado da Associação dos Vaqueiros, no Centro de União. E o enterro no cemitério da cidade ocorre às 17h.

Chico Teófilo tinha 67 anos, era vaqueiro e dono da Fazenda do Vaqueiro, local onde realizava vaquejada todos os anos no dia 29 de agosto.  Foi vereador de União, fundador e presidente do Coral dos Vaqueiros de União. Fundou também a primeira Associação de vaqueiros do Brasil, a AVAU em União, da qual era o atual presidente. Foi, também, um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de União, SSPU. Foi um dos fundadores e presidente por dois mandatos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, de União.

Todos os anos estava a frente da tradicional procissão dos vaqueiros e da  vaquejada no dia 29 de agosto na comemoração do Dia do Vaqueiro nos Festejos de São Raimundo nonato em União.

Como vereador, criou o Dia Municipal do Vaqueiro. Depois, com suas influências políticas, conseguiu que o dia 29 de agosto se tornasse Dia Estadual do Vaqueiro e mais a frente Dia Nacional do Vaqueiro, como agora é o dia oficial em todo o Brasil.

Ele recebeu em 2009, o título da Ordem do Mérito Renascença das mãos do governador Wellington Dias.

 

Fonte: cidadeverde.com

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário