Jovens de todo o Piauí chegam no dia 25 a Teresina para Parlamento do Futuro

Estudantes vão vivenciar três dias trabalhando com deputados estaduais

 

No dia 25 de fevereiro, 30 jovens estudantes de escolas públicas de todo o estado chegam a Teresina para vivenciar uma das maiores experiências de suas vidas. Eles vão participar do projeto Parlamento do Futuro, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), quando vão ter três dias de atividades que incluem análise de projetos, eleição de Mesa de Diretora e participação em solenidades.

A experiência vai seguir todas as formalidades seguidas pelos deputados estaduais. A primeira delas acontece na manhã do dia 26. Os jovens participam de uma solenidade de diplomação no TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral). Em seguida, eles se dirigem para a Alepi, onde primeiro fazem uma foto oficial no Palácio Petrônio Portella.

Após o registro, o presidente Franzé Silva (PT) os recebe no Plenarinho Prado Júnior, faz uma fala inicial e repassa a presidência para o mais velho. Este vai ficar responsável por dirigir a eleição da Mesa Diretora do Parlamento do Futuro. Desde o dia 22 de novembro, os estudantes já se articulam em seis partidos temáticos por meio de grupos em aplicativo de mensagens instantânea para se preparar para os três dias na Alepi.

No dia seguinte, 27, começam as análises dos projetos apresentados pelos 30 jovens parlamentares. Essas matérias têm até o dia 21 para serem enviadas para a Assembleia, porque vão receber assessoria dos servidores da Secretaria Geral da Mesa e das comissões técnicas.

“A Comissão de Constituição e Justiça vai estar os três à disposição dos jovens parlamentares e nós da Escola do Legislativo, os parceiros da Secretaria de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral vamos estar à disposição os três dias para que os parlamentares do futuro possam vivenciar efetivamente o trabalho parlamentar”, explicou o diretor da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, José Osmar.

Os projetos aprovados na Comissão de Constituição e Justiça seguem para a sessão plenária, que vai ocorrer no dia 28 de fevereiro. Nela, os 30 parlamentares vão votar nas matérias que eles mesmos apresentaram e definir o que o Parlamento do Futuro pretende transformar em lei.

Além da programação na Assembleia, os jovens vão ter toda uma programação especial cultural pela cidade. Eles foram escolhidos dentro de um projeto que contou com o envolvimento de cerca de 6.500 estudantes de escolas públicas de todo o Piauí. 21 gerências regionais de educação e 21 escolas públicas nos 12 territórios do estado participaram da primeira edição do projeto Parlamento do Futuro.

Fonte: al.pi.leg.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário