Governador visita escola que abriga pessoas em situação de rua

O governador Wellington Dias visitou, nesta quinta-feira (16), a Unidade Escolar Anicota Burlamarqui, na zona sul de Teresina, que foi disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para abrigar pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus. O objetivo é resguardar essas pessoas da Covid-19, ofertando melhores condições de estadia e alimentação.

Atualmente, 24 pessoas estão acolhidas na escola. Eles são acompanhados por uma equipe de monitores e recebem três refeições diárias. “Agora, mais do que nunca, é o momento de cuidarmos uns dos outros e hoje venho agradecer aos voluntários que estão realizando esse trabalho. Aqui eles são vacinados, se alimentam adequadamente e cumprem o isolamento social. O próximo passo é buscar cadastrá-los no programa da Caixa para que recebam o auxílio emergencial”, disse o governador.

O local tem capacidade para abrigar um máximo de 50 pessoas. O espaço foi higienizado e recebeu reparos hidráulicos e elétricos para receber os desabrigados. “É uma iniciativa importante para nós que vivemos à margem da sociedade. Aqui fomos bem acomodados, cuidam da nossa saúde e ainda iremos ter a oportunidade de mudar a nossa situação. Não temos do que reclamar, só agradecer”, pontuou o acolhido Washington Eduardo.

Durante o período de ocupação das instalações da escola, o prédio será administrado em regime de cogestão pela Seduc, pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Teresina.

“A ideia é que não fosse apenas um albergue para passarem a noite, mas um espaço que possam ficar efetivamente, a fim de diminuir os riscos deles pegarem e transmitirem a doença entre si e para os outros. Muitos não quiseram vir, mas temos buscado apoiar essas pessoas. Os que têm interesse em sair da situação de rua serão amparados, inclusive com cursos profissionalizantes para que possam se capacitar e começar uma nova vida”, afirmou o secretário da Sasc, Zé Santana.

Visita a moradores de rua

Fonte: pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário