Governador participa da abertura da Mostra Piauí Sampa, em São Paulo, nesta terça (25)

O evento apresenta os pontos turísticos do Piauí e suas riquezas culturais, históricas e gastronômicas na capital paulista.

O Piauí, seus pontos turísticos e riquezas culturais, históricas e gastronômicas serão destaque na Mostra Piauí Sampa, que inicia, nesta terça-feira (25), e segue até sábado (29), no Shopping Vila Olímpia, na cidade de São Paulo. O governador Rafael Fonteles participa da abertura do evento, que busca impulsionar o turismo e a economia do Piauí.

Rafael vê no evento uma importante oportunidade de apresentar o Piauí, atrair turistas, firmar parcerias e promover o desenvolvimento sustentável. “Uma das prioridades da nossa gestão é impulsionar o turismo. Temos grandes atrativos, somos um povo acolhedor e ainda contamos com uma culinária incrível. Sabendo disso, precisamos trabalhar para que cada vez mais pessoas venham ao nosso estado. Isso gera um grande impacto nos municípios e no Piauí como um todo, pois gera emprego, renda e faz girar a economia”, disse Fonteles.

No dia da abertura oficial da mostra, em São Paulo, o governador Rafael Fonteles participa, ainda, de reuniões com empresários.

O gestor visita a Valid, multinacional brasileira fundada em 1957, com sede em São Paulo. A empresa atua em várias áreas, incluindo meios de pagamento, telecomunicações, sistemas de identificação, certificação digital e marketing digital.

Rafael Fonteles se reúne, ainda, com representantes da empresa Honda e Assohonda. A Honda, multinacional japonesa fundada em 1948, é uma das maiores fabricantes de automóveis, motocicletas e motores do mundo. A Assohonda, por sua vez, é a Associação Brasileira dos Distribuidores Honda. Ela representa os interesses dos concessionários da marca Honda no Brasil.

 Mostra Piauí Sampa tem programação diversificada 

Mais de 30 pequenos negócios do Piauí vão participar do evento, distribuídos em três categorias principais: alimentos e bebidas; artesanato; e gemas e jóias. Haverá, ainda, rodadas de negócios, exposições, oficinas vivas, apresentações culturais e talk shows com especialistas sobre diversas temáticas, como inovação, turismo, empreendedorismo, negócios, economia criativa, culinária regional e artesanato.

Artesanato Opala Pedro II Pi 2.JPG

Durante os cinco dias de evento, a Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) estará presente, disponibilizando um espaço para atendimento ao público. No local, a equipe do órgão oferecerá serviços informativos, além da promoção dos principais pontos turísticos do estado.

Nesta terça-feira (25), a partir das 11h, será realizada a abertura oficial do evento. No decorrer do dia, mais duas atividades estão previstas: “O Piauí no cinema e na televisão”, um bate-papo com o jornalista e cineasta Rivanildo Feitosa; e o lançamento do livro “Piauí Terra Querida”, do fotógrafo André Pessoa.

No dia 26, serão realizadas rodadas de negócios de turismo e um seminário com as participações da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Os presentes poderão acompanhar, ainda, dois bate-papos: “Moda e Design no Piauí”, com Kalina Rameiro; e “Piauí Pré-Histórico: uma viagem pela Serra da Capivara”, com Giordano Macêdo.

No terceiro dia de evento, já no dia 27,  terá mais uma rodada de negócios, esta voltada ao artesanato piauiense. Em seguida, terá o bate-papo “Caju – o fruto do Nordeste”, com Lenildo Lima, presidente da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi).

No dia 28, o foco será a gastronomia piauiense, com rodadas de negócios voltadas a este segmento e degustações de comidas típicas. No mesmo dia, terá o bate-papo “As águas do Piauí – rios, praias e atrações naturais”, com Isabela Ribeiro.

No encerramento do evento, no sábado (29), mais uma rodada de degustações de comidas tipicamente piauienses está prevista. Também será realizado o último bate-papo do evento: “O artesanato piauiense”, com Neda.

Em todos os dias da Mostra Piauí Sampa, atrações musicais e culturais estão previstas, com a presença de artistas e grupos piauienses: As Fulô do Sertão, Orquestra de Violões e Soraya Castelo Branco, Daniel Uxôa, Ney Araújo, Zé Quaresma e Bia Magalhães.

A Piauí Sampa 2024 é uma realização do Sebrae no Piauí, tendo como co-realizador o Governo do Estado do Piauí e o apoio da Prefeitura de Teresina. O evento conta, ainda, com a parceria da Faepi/Senar, Fiepi e Fecomércio.

Confira aqui a programação completa do evento.

Fonte: pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário