O grupamento ganhou ainda uma sala do Instituto Félix Pacheco.
O governador Rafael Fonteles inaugurou, na tarde dessa quinta-feira (05), o Grupamento Militar na cidade de Marcolândia, no sul do estado. O grupamento ganhou ainda uma sala do Instituto Félix Pacheco, responsável pela emissão de documentos.
Rafael destacou a importância de fortalecer o trabalho das forças de segurança em divisas do sul do estado. “Temos uma atenção especial nas divisas. Por isso, a melhor condição de atuação das forças policiais é mais um elemento que vai contribuir para mais segurança pública e hoje o povo de Marcolândia recebe essa unidade de segurança pública, através do Governo do Estado”, destacou Fonteles.
O prédio foi projetado para receber uma sala para o Comando, Pelotão Mirim, Força Tática, sala de atendimento da Polícia Militar e academia. Ao todo, foram investidos R$ 753.277,68 .
Para o comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Paulistana, Tenente-coronel Lindomar Félix, o grupamento vai refletir nos indicativos de segurança de toda região. “Essa estrutura vai trazer mais comodidade para os nossos policiais e, dessa forma, trazer os reflexos mais positivos na área da segurança pública, não só para a população de Marcolândia, mas também para a população das cidades circunvizinhas”, comemorou.
O governador apontou ainda o forte investimento do estado na instalação de mais unidades do Instituto Félix Pacheco, que tem feito o trabalho de emissão de identidades, além de oferecer os serviços do Gov.Pi Cidadão para aqueles que não possuem acesso à internet em casa. “São mais de 100 já inaugurados pelo Governo do Estado, em mais de 80 municípios, levando cidadania perto de onde o povo está. A nossa meta é chegar em 224 municípios com o Instituto de Identificação Digital, para a pessoa tirar a identidade, o registro civil digital e ter acesso a seus direitos”, apontou.
De acordo com a gerente de Identificação do Instituto de Identificação Félix Pacheco, Adriana Moura, 23% da população piauiense já emitiu a Nova Carteira de Identidade Nacional, tornando o Piauí um dos maiores emissores proporcionais do documento. “Esse documento garante cidadania e segurança para todas as pessoas do Piauí. E a gente já está com 23% da população com a nova identidade nacional. É totalmente gratuita a primeira via da identidade nacional, só precisa do CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento atualizado”, detalhou a gestora.
A moradora de Marcolândia, Elizângela Barbosa, que já garantiu sua nova identidade, reconhece a melhoria trazida pelo posto do instituto na cidade. “Melhorou muito o atendimento aqui no nosso município. Antigamente a gente tinha que se deslocar até Picos, ou Fronteiras, para conseguir tirar o documento e hoje aqui temos essa facilidade”, destacou Elizângela, que já garantiu também a documentação do filho, de 2 anos de idade.
Fonte: pi.gov.br