Governador anuncia participação de produtores de grãos do cerrado na Expoapi 2023

O evento será realizada de 3 a 10 de dezembro e deve movimentar R$ 40 milhões em negócios e registrar a circulação de 300 mil pessoas.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (14), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina, do lançamento da 72ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). Na oportunidade, o gestor destacou a estreia dos produtores de grãos no evento e a importância da melhoria genética do rebanho piauiense para a valorização no mercado. O evento será realizada de 3 a 10 de dezembro e a edição deste ano deve movimentar R$ 40 milhões em negócios e registrar a circulação de 300 mil pessoas durante os oito dias de feira.

“A Expoapi é uma das maiores feiras do Norte e Nordeste do Brasil. Agora estamos trazendo aqui para o norte do estado a parte da agricultura e tecnologia que está acontecendo no cerrado piauiense [no sudoeste do estado]. O Piauí cada vez mais é descoberto nesse potencial agropecuário”, disse o governador.

governador rafael fonteles (2).jpeg

Rafael Fonteles frisou que os criadores estão se aperfeiçoando, melhorando a qualidade de rebanho. Ele citou as ações do Governo do Estado para o melhoramento genético dos animais. “O trabalho feito pelo [secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária] Fábio Abreu, [secretário de Agronegócio] Fábio Xavier, por todas as associações de criadores, vai melhorar o nosso rebanho bovino, ovino caprino, e com isso, portanto, poderemos atender os frigoríficos industriais que nós estamos atraindo para o Piauí”, disse o gestor.

governador rafael fonteles (3).jpeg

O governador falou mais da importância de agregar valor à produção piauiense, num processo de industrialização. “Para eu atrair um frigorífico [industrial], que vai abater animais, para fazer a carne processada e ir para os supermercados e para exportação, é preciso ter um gado de melhor qualidade, para ele poder, obviamente, ter mais valor agregado, render mais na hora que você for processar essa proteína animal”, comentou o chefe do Executivo estadual.

Expoapi

A Expoapi é organizada pela Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ) com o apoio do Governo do Estado. O evento tem exposições de animais, leilões, feira de venda de produtos e tecnologias voltadas para o público de empreendedores desse segmento no Piauí e demais estados brasileiros.

O secretário do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier, destacou a participação dos produtores de grãos para engrandecer o evento. “Vamos ter um local só com o pessoal do agronegócio. Temos o pessoal da Associação dos Produtores de Soja (Aprosjoa), e outras empresas do segmento, como o Grupo Progresso, Fazenda Ipê, Grupo Insolo, AZN”, disse o gestor.

O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, falou sobre os leilões, com avaliações, por exemplo, da raça girolanda, que vai pela primeira vez participar da Expoapi. “Teremos participações de vários estados, tanto na exposição de suas produções, animais, máquinas, empresas, além de pessoas de fora que também pretendem investir aqui na compra de animais, na compra de equipamentos”, afirmou o gestor.

 

Fonte: pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário