FMS treina servidores de outros municípios para tratamento contra tabagismo

Profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participaram esta semana da oficina estadual para capacitar profissionais da atenção primária no manejo clínico do Tratamento do Tabagismo. O treinamento foi para servidores de 31 municípios da região entre rios.

Durante o treinamento foi exposto aos presentes o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do tratamento do tabagismo utilizado no Programa de Controle do Tabagismo do hospital municipal do Parque Piauí, além apresentar a operacionalização do programa em Teresina. A equipe da FMS que coordena o programa foi convidada para apresentar a experiência exitosa da capital no tratamento do tabagismo com objetivo de ampliar a oferta para outras unidades de saúde da capital e demais municípios do estado, explica Alba Valéria, coordenadora do programa de Teresina.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo se destaca na articulação para implementação principalmente de educação, comunicação, treinamento e conscientização do público além de medidas de redução de demanda relativas à dependência e ao abandono do tabaco. Em Teresina, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo existe desde 2010 e funciona no Hospital da Criança, no Parque Piauí. De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), 860 pessoas já participaram do programa, com uma taxa de cessação do tabagismo de cerca de 60%.

As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras nos turnos da manhã de 08:00h às 10:00h e a tarde de 15:00hs às 17:00hs, numa sala do Centro Social Urbano do Parque Piauí-CSU, que fica ao lado do hospital. Os interessados em ingressar no tratamento devem procurar a sala do serviço social do Hospital Municipal da Criança, de segunda a sexta-feira das 7h às 22h. Podem ainda fazer contato por telefone pelo número 3220-5939.

O treinamento realizado beneficiou os municípios que fazem parte da região do entre rios : Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos, Amarante, Angical do Piauí, Barro Duro, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, José de Freitas, Lagoinha do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Olho D’Água do Piauí, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Pau D’Arco do Piauí, Regeneração, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí, Teresina, União.

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário