Em viagem a Piripiri e Lagoa de São Francisco, Rafael destaca programa Saúde Digital: “revolução no atendimento público”

Agilidade para a emissão de laudos médicos agiliza diagnósticos e atendimentos usando a telessaúde

Em viagem institucional realizada nessa sexta-feira (12) a Piripiri e Lagoa do São Francisco, o governador Rafael Fonteles, que acompanhou a agenda do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou o programa Saúde Digital como uma “revolução no atendimento público de saúde”. A expectativa é que o programa chegue a todas as regiões do Piauí.

O programa fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e agiliza o tratamento e a prevenção de doenças. Com o auxílio de uma equipe de profissionais da saúde, o Saúde Digital já beneficiou cerca de 20 mil piauienses desde o lançamento, em abril de 2023, e será expandido para mais 20 cidades.

WhatsApp Image 2024-01-12 at 12.54.03.jpeg

O modelo de consultas serve como inspiração para outros estados do Brasil, funcionando com a realização de consultas e exames através da internet. “Mostramos ao ministro Wellington Dias o modelo inovador de consulta via internet, os números de atendimentos e exames realizados, o alcance e a importância dos serviços que o programa oferece às famílias. Vamos levar essa iniciativa revolucionária para mais municípios”, destaca Fonteles.

A ampliação vai levar o sistema  de telessaúde para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais. A população será atendida sem sair do município, sendo Piripiri e Esperantina os municípios-polo para a realização de exames. A agilidade nos laudos, que podem sair em até 15 minutos, torna o diagnóstico mais rápido e evita filas no sistema de saúde.

WhatsApp Image 2024-01-12 at 12.53.53.jpeg

Durante a manhã, a comitiva visitou o Centro de Especialidades Adauto Coelho de Resende, Centro de Imagem da Secretaria da Saúde e Espaço de Saúde Indígena Cacique Zé Guilherme, em Piripiri, onde foi anunciada a expansão.

Já em Lagoa de São Francisco, a comitiva visitou o museu indígena Anízia Maria dos Povos Tabajaras, Tapuio e Itamaraty, onde aconteceu a solenidade de assinatura das ações do Governo Federal no Estado do Piauí. Entre as iniciativas, destacou-se a retomada do programa Cisternas, liberação de microcrédito para empreendedores do Cadastro Único (CadÚnico), lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena e distribuição de sementes e mudas do Plano Safra 2023/2024 (SAF).

Fonte: pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário