Dr. Francisco solicita instalação de UTI neonatal em Picos

O deputado federal Dr. Francisco solicitou hoje (24) a instalação de 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional Justino Luz, da cidade de Picos, referência para atendimento de 500 mil pessoas dos municípios da região. O pedido foi feito ao secretário Antonio Luiz, durante reunião na Secretaria de Saúde do Piauí.

“Minha solicitação considera a densidade populacional, o volume grande de partos realizados em Picos e a necessidade de cuidados intensivos para recém-nascidos prematuros”, explicou o deputado. Atualmente, os bebês que precisam deste tipo de atendimento são transferidos para Teresina ou outras unidades regionais.

O secretário garantiu que a instalação será feita no próximo ano. A perspectiva é que a emergência do Hospital seja transferida para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), liberando um espaço dentro da unidade, que poderá ser usado para instalação dos leitos.

Tomógrafo para Oeiras. O deputado também agradeceu ao secretário o envio de um tomógrafo ao Hospital Regional de Oeiras – equipamento para realizar exames e auxiliar no diagnóstico de doenças por meio de imagens detalhadas, tanto de pacientes internados quanto os do ambulatório, evitando o deslocamento para a capital ou outras cidades para fazer o exame.

O aparelho é importante para identificar lesões ortopédicas, detectar diversas doenças, inclusive câncer, e acidente vascular cerebral. O investimento faz parte do Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade, lançado em maio pelo governador Rafael Fonteles para ampliar a regionalização da saúde.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário