Dia Nacional da Consciência Negra: Colégio da Polícia Militar realiza projeto “Tem racismo na sua escola?”

O 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, foi lembrado pelo Colégio da Polícia Militar do Piauí, nessa sexta-feira (18),  com a culminância do projeto:  ” Tem racismo na sua escola? As formas de representação do negro na História do Brasil e as políticas de reparação das desigualdades raciais e promoção da equidade racial.”

O projeto interdisciplinar, idealizado pelos professores Rocha (História) e Geovanio Lima (Sociologia) do CPMPI; e pelo professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPI Raimundo Nonato, contou com a participação de alunos, professores, grupo gestor e toda a comunidade escolar do Colégio da Polícia Militar do Piauí.

A mesa foi mediada pelo professor Rocha e teve como debatedores  professor doutor em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí, José  Bispo; pelo professor pós-graduado em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola, pela UFPI, Josué Carlos; e por Maria de Oliveira Souza, mulher de axé, defensora popular, médio desenvolvente no sétimo grau de umbanda, no Terreiro Pai Velho de Aruanda, que debateram o tema “combatendo o racismo na escola: realidade, desafios e perspectivas.”

“A temática foi desenvolvida ao longo de duas semanas em sala de aula e teve sua culminância no dia 18 com absoluto sucesso”, afirmou o professor Rocha.

A data 20 de novembro faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi dos Palmares foi um dos maiores líderes negros que lutou contra a escravidão no Brasil. O Dia Nacional da Consciência Negra foi oficializado feriado em mais de mil cidades brasileiras e nos estados de Alagoas, Amazônia, Amapá, Mato Grasso e Rio de Janeiro.

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário