CMEI Pedro Mendes Ribeiro adota estratégias para incentivar a leitura dos alunos

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promove e incentiva as unidades de ensino a desenvolverem ações que possam melhorar cada vez mais a educação pública oferecida aos alunos. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pedro Mendes Ribeiro, localizado na zona Sul da capital, por exemplo, realiza diversas atividades para impulsionar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

“Para incentivar a leitura entre os pequenos da turma do Maternal I e II, o CMEI adota estratégias construtivistas que visam despertar o interesse e a curiosidade das crianças pelo mundo da leitura. Algumas das estratégias utilizadas pelo CMEI incluem, por exemplo, o projeto “Adote uma vaquinha e leia uma letrinha”, conta a diretora da unidade de ensino, professora Aparecida Jucá.

A atividade lúdica consiste em adotar uma vaquinha de papel e ler uma letra do alfabeto. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de leitura e escrita, além de estimular a imaginação das crianças. “Por meio de atividades como essa proporcionamos um ambiente educacional acolhedor e estimulante para crianças em idade pré-escolar”, completa a gestora.

O CMEI Pedro Mendes também adota outras estratégias em parceria com as famílias. “Temos também o projeto ‘Eu já sei ler’, onde a cada semana cinco alunos levam para casa um minilivro e a família vai estimular a leitura da criança, que vai fazer o reconto da história. O livro é repassado para outros estudantes, em forma de rodízio. O projeto premia os alunos do 1⁰ e 2⁰ Período com medalhas, um reconhecimento do esforço e dedicação deles em melhorar suas habilidades de leitura e escrita”, conclui a gestora da unidade de ensino.

Além desses projetos o CMEI aplica outros, como o “Recreio Literário”, que será executado a partir da próxima semana, com estagiárias de neuropsicopedagogia de uma faculdade particular.

  

 

Fonte: semec.pmt.pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário