Caminhões do Qualifica Piauí são adaptados para confecção de máscaras

O governador Wellington Dias visitou, nesta quinta-feira (16), o local onde está a estrutura dos caminhões em que são realizados os cursos de Corte e costura do Programa Qualifica Piauí, executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). A estrutura foi adaptada para a confecção de máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs). O maquinário das unidades móveis do curso foram colocadas em um espaço na Usina Santana, zona sudeste de Teresina, onde instrutores e alunos realizam o trabalho voluntário.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Governo do Estado e a empresa contratada para realizar os cursos. “O Estado entra com o material e eles confeccionam os EPIs, que serão enviados para funcionários dos presídios, dos centros de detenção de menores, das casas abrigo, dentre outros. Com isso, aumentamos a capacidade de proteção, que é fundamental para vencer o coronavírus”, afirmou o governador.

A ideia surgiu quando foi preciso interromper as aulas de corte e costura em função da pandemia. “Por meio das unidades móveis ofertamos diversos cursos pelo estado, que precisaram ser parados, e então tivemos a ideia para ajudar no enfrentamento à Covid-19. Colocamos as máquinas de costura em um local que fosse possível as pessoas trabalharem com um distanciamento seguro. É uma ação importante, que colabora para a estruturação que o Estado precisa nesse momento”, pontuou o secretário da Sasc, Zé Santana.

Segundo o proprietário da empresa contratada pelo Estado para realizar os cursos, cerca de 500 mil máscaras de TNT serão confeccionadas por mês, além de 80 máscaras de acetato por dia. “Aqui temos 12 pessoas costurando e mais alguns voluntários idosos produzindo em casa. Convidamos nossos alunos para esta ação e muitos toparam. Com solidariedade, consciência e união conseguiremos ajudar uns aos outros e dar um fim no vírus”, disse o empresário.

 

Programa Qualifica Piauí

O Qualifica Piauí é um programa realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), que leva caminhões a todos os municípios, ofertando diversos cursos, tais como: corte e costura; construção civil; embelezamento; mecânica e informática. No total, oito unidades móveis percorrem o estado capacitando os piauienses.

Fonte: pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário