Aprosoja Piauí realiza Workshop Tendências do Agro com homenagens a desembargadores

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Sebastião Martins, e o corregedor geral de Justiça, desembargador Hilo Almeida, foram homenageados, nesta quinta-feira, 6, em Uruçuí, município que fica a 450 km  ao sul de Teresina, durante o 1º Workshop Tendências do Agro promovido pela Associação de Produtores de Soja do Piauí, o evento reuniu produtores, empresários, políticos e investidores do setor do agronegócio no estado.

Os desembargadores Sebastião Martins e Hilo Almeida foram os primeiros agraciados com a Comenda Ministro César Cals criada pela APROSOJA Piauí, para homenagear personalidades que contribuem com o desenvolvimento efetivo da agricultura na região.

César Cals foi o gestor público pioneiro no desenvolvimento de infraestrutura da região dos cerrados do Piauí. As primeiras estradas e energia na região chegaram pelo trabalho do então ministro militar.  Foi diretor do Instituto de Águas e Energia Elétrica (IAEE) do Piauí em 1961, sendo o responsável pela a implantação da rede de distribuição de energia de Teresina. Foi na gestão do ministro César Cals a construção da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, no município de Guadalupe, também, no sul do Piauí.

Segundo o presidente da Aprosoja, Alzir Neto, o recente trabalho desempenhado pelo Judiciário do Piauí, através da sua Corregedoria, proporcionou avanço histórico e significativo para garantir as bases do investimento na região. “Foi um trabalho feito pela regulamentação e a criação de uma legislação fundiária que dá mais segurança ao investidor e rechaça a figura do especulador, por isso a entidade, com a anuência dos produtores quer prestar esta homenagem a eles. Um problema que afligia o setor há décadas e que contou com o empenho dos desembargadores Hilo e Sebastião Martins para ser solucionado”, destaca.

Participação dos deputados da Frente de Defesa da Agropecuária

A Frente Parlamentar de Defesa da Agropecuária do Piauí participou do primeiro workshop sobre tecnologia e desenvolvimento agrícola na região dos cerrados do Piauí. O presidente da Frente, deputado Henrique Pires (MDB) o deputado Gustavo Neiva (PSB) e João Mádison (MDB) foram os debatedores e mediadores do evento.

O deputado Henrique Pires participou do painel sobre o Associativismo Empresarial e Mecanismos de Controle Social. Já o deputado Gustavo Neiva (PSB) participou com produtores e empresários do debate sobre o processo legislativo e deliberação de leis relacionadas ao agronegócio.

O presidente do Interpi – Instituo de Terras do Piauí – o advogado Chico Lucas, também, foi a Uruçuí participar das discussões do 1º Workshop Tendências do Agro.

“É um evento que tem como apresentar as novas possibilidades do mercado aos produtores especialmente no que diz respeito a tecnologia do campo e também de promover um debate com os representantes do poder público em relação temas como a tributação e o trabalho no

agronegócio bem como a modernização da legislação referente a agricultura no Piauí”, explica Alzir Neto, presidente da Aprosoja.

Com informações da ASCOM APROSOJA Piauí.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário